THE DELAGOA BAY REVIEW

29/09/2009

Happy Birthday Mr. President

Filed under: História Moçambique — ABM @ 9:08 pm

12reunion-con-representantes-del-frelimo-1421965

(por ABM)

Hoje faz 76 anos que Samora Machel nasceu.

Na foto, um jovem Samora escuta Ernesto Che Guevara na visita que o líder de Cuba fez a Dar-es-Salaam em 14 de Fevereiro de 1965.

5 comentários »

  1. As coisas que tu encontras …

    Gostar

    Comentar por jpt — 30/09/2009 @ 1:03 am

  2. Samora é o jovem de camisa branca que olha fixamente Che.

    A passagem de Che pela Frelimo em 1965 (parte de uma digressão considerável) correu mais ou menos mal, ou pelo menos não terá tido efeito. A química entre ele e Eduardo Mondlane supostamente não foi grande.

    Gostar

    Comentar por A B de Melo — 30/09/2009 @ 4:23 pm

  3. Quem foi que disse?

    – “Moçambique precisa de heróis”.

    Gostar

    Comentar por umBhalane — 30/09/2009 @ 6:49 pm

  4. Ernesto Guevara, um reaccionário racista de tendências assassinas, veio-se a tornar – por beleza física, asma e, fundamentalmente, por lhe ter acontecido o que a muitos fez – um ícone comercial no seio de adolescentes tardios, tendencialmente esgotados que estavam os muito mais aprazíveis gadgets filões Jim Morison, Jimi Hendrix e Bob Marley. As suas andanças “desenvolvimentistas” por África, onde veio a ser substituído pelas correntes ideológicas protestantes oriundas da Escandinávia, correram mal. Ao que parece os nativos não lhes queriam seguir os conselhos altaneiros. Depois foi à Bolívia comandar outros nativos.
    Têm sido feitos filmes sobre a personagem em causa. Há até sexagenários que lhe escrevem poemas elogiosos. E que se propõem a Presidente da República do meu país – não há dúvida, alguém diz “Portugal precisa de heróis”.

    Gostar

    Comentar por jpt — 30/09/2009 @ 7:03 pm

  5. Che nasceu no seio duma familia burguesa-crista e teve excelentes principios. Foi vitima da Guerra Fria e a Uniao Sovietica usou-o como propaganda politica.
    Talvez tenha feito uma opcao errada.
    De qualquer modo o seu nome esta gravado na Historia Universal. Deu o seu contributo ideologico (na altura) ha humanidade.

    Gostar

    Comentar por ana ferreira — 30/09/2009 @ 7:44 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.