THE DELAGOA BAY REVIEW

01/10/2009

A Medida do Orgulho Nacional

Filed under: Portugal-África — ABM @ 12:33 am

national-pride-image

(por ABM)

Tendo eu vivido em sítios exóticos como os EUA, Portugal, Moçambique e Angola, e visitado o Brasil várias vezes, sempre achei que, na minha escala cósmica pessoal da exibição do orgulho nacional os portugueses eram um caso difícil de comparar dada a sua inusitada capacidade para uma auto-crítica por vezes iconoclasta, difícil de contextualizar quando comparados com os estrangeiros.

Por comparação, os norte-americanos pareciam irritantemente orgulhosos (“we are the best country on the face of the earth”), os moçambicanos sempre vibrantes mas discretos e os angolanos uma espécie de americanos de África (um problema sério para os sul-africanos, cuja exibição de superioridade paternalista junto dos angolanos irrita-os de sobremaneira). E os brasileiros cantavam o seu amor brasileiro aos berros e a dançar o samba, pintados de verde e amarelo.

Mas não há maneira de medir estas coisas. Ou melhor, não havia, em parte, até o Economist publicar hoje este estudo, levado a cabo por um tal Reputation Institute, que formalmente fez um estudo de 33 países cujas conclusões o exmo leitor pode encontrar premindo aqui.

A classificação dos portugueses não me surpreendeu, ainda que estar em 19º lugar num planeta com duzentos e tais países não é assim tanto um caso de desesperar.

O que me surpreendeu foi ver o Brasil, a África do Sul e o Japão abaixo de Portugal. Afinal?! E os EUA em 11º lugar, atrás da Índia, da China e de (meu Deus) da Espanha.

As coisas nem sempre parecem o que são, pelos vistos.

Advertisements

2 comentários »

  1. Bem, isto é o paradigma da “auto-estima”, esse valor económico de agora que, pelos vistos, também é mensurável.

    Pelo que percebo estamos em 19º lugar no “estudo” (Seja lá o que isso for) que abrange 30 e picos países, ainda que no quadro apareçam menos. Não é assim tão brilhante como dizes, ainda que a gente esperasse algo bem mais baixo, tamanha a ladaínha que aí sempre consta de auto-depreciativo.

    Já agora, isso do Brasil estar abaixo de nós na auto-estima só mesmo antes do campeonato do mundo de futebol …

    Gostar

    Comentar por jpt — 01/10/2009 @ 8:21 pm

  2. A não ser que voltemos a ter o Scolari. Com murros nos adversários e com novas técnicas de agressividade ainda chegavamos aos 1/4 de final

    Gostar

    Comentar por Pedro Silveira — 05/10/2009 @ 10:18 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: