THE DELAGOA BAY REVIEW

06/10/2009

Moçambique e o Índice Mo Ibrahim

Filed under: Política Moçambique — ABM @ 1:02 am

mo-ibrahim-01

(Mo é o senhor da esquerda)

(por ABM)

O mundo tem destas coisas maravilhosas. Um pouco como o norte-americano Greg Carr, cuja iniciativa na Gorongosa nunca deixarei de admirar e agradecer, o Doutor Mohamed Ibrahim, britânico originário do Sudão, rico que baste mercê das suas inciativas empresariais na área das telecomunicações (segundo a lista da Revista Forbes de 2008 tem uma riqueza líquida de 2500 milhões de dólares) e querendo ajudar os seus irmãos africanos a focarem-se em tópicos que habitualmente são quase malditos em África, estabeleceu em 2006 a Mo Ibrahim Foundation, que, para além do mais, tem três iniciativas interessantes: dá bolsas de estudo a estudantes africanos que queiram fazer algo mais com as suas vidas e carreiras académicas, atribui um prémio mais ou menos anual de 5 milhões de dólares americanos para o líder africano que se distingue pela positiva, e criou um índice anual que pretende medir o desempenho da maior parte dos países africanos com base em critérios específicos: a. segurança e lei e ordem; participação e direitos humanos; algo a que chamam “oportunidade económica sustentável”; e desenvolvimento humano. Destes critérios e da complexa metodologia seguida e aplicada por um distinto conjunto de individualidades e instituições de renome, resulta anualmente um índice, o qual, como acontece anualmente, foi ontem – dia 4 de Outubro – apresentado ao mundo com a devida pompa e circunstância na Cidade do Cabo.

O exmo Leitor pode, no conforto da sua casa e computador, analisar os resultados deste ano, pois o sítio da Fundação permite ver tudo, comparar países (eu aproveitei para comparar os cinco países onde se fala português, para variar) e explica tudo muito bem – para quem lê inglês, of course.

Há um ano, Graça Machel passou a integrar o seu Prize Committee.

Alguns seguidores das coisas moçambicanas porventura se recordarão desta Fundação, pois em 26 de Novembro de 2007 Joaquim Chissano recebeu em Alexandria o prémio de 5 milhões de dólares, o que era atribuível a chefes de Estado. Foi um considerável selo de aprovação internacional ao currículo do segundo presidente moçambicano.

Menos se recordarão que, nesse ano, Moçambique classificou-se em vigésimo lugar no Índice Mo Ibrahim.

Os dados ontem anunciados indicam que Moçambique classificou-se em vigésimo sexto lugar. Ou seja, em três anos Moçambique caiu seis lugares quando comparado com os seus vizinhos africanos.

Não sendo escravo de estatísticas e sabendo ainda que, estatisticamente, quando se tem um pé em água gelada e o outro em água a ferver, em média está-se confortável, a mera sugestão de que algo pode estar a resvalar na República à beira do Índico e ainda por cima a duas semanas de importantes eleições, vinda de onde vem, pode constituir, nalguns círculos muito muito muito restritos, causa para alguma preocupação. Pois nestas coisas e a acreditar no que se vai publicando, a seta deveria estar a apontar para cima, não para baixo. Talvez um pouco injusto para o sucessor de Chissano, mas por outro lado ele é eleito pelo voto dos eleitores moçambicanos, cujos critérios de selecção porventura não coincidirão com a elegante metodologia dos distintos comités da Fundação Mo.

Na classificação, em que comparado com os países onde se fala português em África Moçambique fica no meio, Cabo Verde ficou em 2º lugar, São Tomé e Príncipe em 10º, a Guiné em 40º e Angola em 42º lugar. Sendo que Angola subiu bastante desde que entrou no índice.

Advertisements

1 Comentário »

  1. ….nunca tive chance de ver este blog….interessante

    Gostar

    Comentar por licos ivar — 12/11/2011 @ 6:22 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: