THE DELAGOA BAY REVIEW

21/10/2009

Câmbio Metical Dólar a 30 até ao fim do ano?

Filed under: Economia de Moçambique — ABM @ 4:25 pm

mil-meticais

por ABM –

Segundo declarações feitas a 15 de Outubro à agência de notícias Bloomberg a partir de Joanesburgo, Yvonne Mango, economista do Grupo Standard Bank para a região de África, a moeda moçambicana, que desde Janeiro já perdeu 14% no seu valor contra o dólar norte-americano, deverá estabilizar no patamar dos 30 MT/USD até ao fim do ano.

A justificação da economista do Standard Bank para esta previsão, segundo reportado pela Bloomberg, deve-se a dois factores: primeiro, que a desvalorização já ocorrida em 2009 é “suficiente” para tornar as exportações moçambicanas mais competitivas; e segundo, que a posição das reservas moçambicanas em moeda estrangeira melhoraram recentemente, o que “ajudará a promover a estabilidade na valorização da moeda”.

Segundo um comunicado de imprensa do Banco de Moçambique publicado no dia 12, respeitante à análise dos agregados monetários e de inflação feita na mais recente reunião do Comité de Política Monetária, os indicadores apontam para uma taxa de inflação significativamente mais baixa que no período homólogo do ano anterior, em que algumas oscilações ascendentes principalmente no preço do petróleo (12%) estão a ser contrariadas por subidas no valor de exportação de algumas matérias, como o alumínio (15%) e no açúcar (22%) e no preço de bens importados como o arroz e do trigo.

Ao nível do consumo, apesar de variabilidades dependendo das regiões e bens sob análise, O BM indicou que a taxa média de inflação situava-se, nos 12 meses até o final de Setembro, nos 4.61%, sendo que aponta como objectivo específico este indicador não exceder os 5% até ao final do ano.

Para tal, e como referiu a analista do Standard Bank, a República de Moçambique beneficiou recentemente de uma alocação de cerca de 170 milhões de USD pelo FMI e o desembolso de 62 milhões de USD, contribuindo para um saldo nas reservas em moeda estrangeira de 1.866 milhões de USD no fim de Setembro.

Refira-se que no seu comunicado o BM revela que a desvalorização da moeda moçambicana desde Janeiro contra o dólar americano foi de 9.7%, não de 14% conforme acima referiu o Standard Bank, situando-se em 14 de Outubro o câmbio de venda a 27.70 MT/USD, segundo o seu portal.

Mais interessante talvez sejam os dados do BM sobre o sector financeiro. Assim, o saldo do endividamento junto da banca terá aumentado a uma taxa anual de 62% – o mais alto dos últimos sete anos, resultante em parte do efeito cambial, mas também pelo condicionamento das fontes de financiamento externo dos agentes económicos, resultantes da crise económica e financeira internacional.

Por outro lado, tendo o medidor mais amplo de moeda em circulação (M3) excedido as previsões em cerca de 600 milhões de MT no fim de Setembro, o BM procedeu a um conjunto de medidas que incluíram a venda de 78 milhões de USD, operações de VTs e repos, de que resultou uma secagem de perto de 2.200 milhões de Mt e fechando o mês com um saldo de 21.111 milhões de MT.

Sendo assim, no cômputo geral a gestão criteriosa dos mecanismos de gestão macroeconómica tem permitido um soft landing no valor do Metical para patamares mais competitivos, enquanto que mantendo a liquidez e a inflação em valores bastante adequados, sendo que as taxas de juro, tendo baixado, ainda são algo elevadas.

Esta situação, no entanto, não é sustentável no médio e longo prazo, pelo que, a não ser que a economia e as exportações acelerem (algo que depende de factores exógenos), ou que hajam investimentos e ou continuem a ocorrer transferências pontuais de fundos em moeda estrangeira, ocorrerá o risco simultâneo de uma subida na taxa de inflação – que mais não seja, pela via de facturas mais altas via a importação – e de uma continuada desvalorização no valor do Metical contra o dólar americano e o rande, talvez acima dos valores expressos pelo Standard Bank. Sinal inequívoco do algum nervosismo observável no mercado é o comportamento do dólar nos mercados informal e das casas de câmbio – não há e quando há é a preços mais caros que os tabelados oficialmente – os 30 ou mais meticais o dólar que o Standard Bank refere não estarem ainda aqui.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Actualização: tabela do Banco Barclays

    Data: 2009/21/10

    Moe. Com. Ven.
    USD 29.1089 29.6940
    EUR 43.4843 44.3584
    ZAR 3.9390 4.0181

    fonte: Barclays

    Gostar

    Comentar por ABM — 21/10/2009 @ 7:55 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: