THE DELAGOA BAY REVIEW

05/12/2009

Os Olivais e as Sereias Moçambicanas

Filed under: António Botelho de Melo, Desporto — ABM @ 1:31 pm

1967 DG MG & SA

por ABM (Cascais, 5 de Dezembro de 2009)

Num sábado chuvoso, a imagem de três grandes nadadoras de Moçambique do ante-pós: Dulce Gouveia, Manuela Gourinho e Susana Abreu. Do Grupo Desportivo Lourenço Marques.

Eram as melhores nadadoras de então, no Portugal pluri-continental, onde os moçambicanos (versão 0.0) jogavam cartas.

Foto tirada em fins de Julho de 1967 em Lisboa, na Piscina dos Olivais, e publicada na portuguesa TV Guia de 10 de Agosto de 1967.

11967 inaug piscina Olivais Portugal (inauguração da Piscina dos Olivais)

A piscina dos Olivais, a primeira piscina da capital portuguesa com 50 metros de comprimento, foi por elas inaugurada no dia 25 de Julho de 1967, aquando dos Campeonatos Nacionais de Natação. Para o tempo uma quase monumental obra arquitectónica. Sempre mal utilizada, quase sempre desprezada.

Piscina dos Olivais actual

(as piscinas recentemente)

22 comentários »

  1. este blogue está cada vez melhor 🙂

    aguardo (com a natural expectativa que a memória induz!) uma reportagem fotográfica sobre a secção de atletismo… 😉

    abraço

    Gostar

    Comentar por cg — 05/12/2009 @ 2:03 pm

  2. Recordo-me muito bem da Dulce Gouveia, e da Susana Abreu.

    À idade se deve atribuir o não me recordar da Manuela Gourinho, e ela que me perdoe…mas o meu nariz é infinitamente mais “piqueno” que o do PM.

    Aproveitando o ensejo, caríssimo Sr. ABM, e o toque de CG, seria bom recordar a “Gazela” Angélica Manaca Dias, familiar dos “Leões” Manacas (geração).

    Por favor pode elucidar-me se Susana Abreu tem algo a ver com o grande Rui Abreu, também campeoníssimo de natação, na mesma escala, se em erro não incorro.

    E o basquete, hoquei,…não esquecendo as Misses…

    Carago, Moçambique erava…

    Gostar

    Comentar por umBhalane — 05/12/2009 @ 3:33 pm

  3. Uma pequena curiosidade: António Botelho de Melo é irmão da nadadora Clotilde Botelho de Melo?
    Também me recordo de um jogador com o nome de Botelho de Melo que jogava no Sporting de Lourenço Marques em 1973. É irmão?

    Gostar

    Comentar por José — 05/12/2009 @ 3:50 pm

  4. Carlos Gil

    Eu tento funcionar com o que tenho, e infelizmente não tenho fotos (ou idade para ter conhecido) algumas das pessoas cujo nome traduz obra feita. Mas vai-se tentando. Há sítios na internet que se dedicam a tal, de que destaco o do Rogério Carreira e um chamado Mundoslam.

    Sr 1B

    A memória não o engana. Lembro-me vagamente do nome Manaca Dias, vou investigar junto da Dulce e depois direi.

    A Susana Abreu não tem relação com o Rui Abreu, são famílias diferentes. O pai da Susana (que lamentavelmente morreu há pouco em Joanesburgo) foi durante muitos anos comandante da DETA e por um tempo da LAM. Um tio dela era o dono dos hotéis Turismo e Tivoli.

    O Rui Abreu é filho de Edmundo e Mercedes Abreu e deixou duas irmãs que vivem todos para os lados de Coimbra.

    Sr José

    Sim e sim.

    Gostar

    Comentar por ABM — 05/12/2009 @ 4:01 pm

  5. dou uma achega ao ABM, seguindo a pista deixada pelo 1B:

    a Angélica Manaca Dias, uma máquina a correr os 100 e os 200, era spinter do Ferroviário da Beira. não sei se depois transitou para os ferroviários da capital, mas recordo-me dela no da Beira. aliás, eram 3 irmãs e todas “uma máquina”, embora a mais afinada fosse a Angélica que, quase aposto, chegou a deter os dois mínimos nacionais naquelas distâncias. tal como era do FdaB a grande Kathleen Binda, dona e senhora do máximo nacional de salto em altura. mas no Desportivo… ui ui… bem, eu cá só peço uma foto: da Conceição Vilhena, 400 e 800 metros. dar-me-ei por cachopo feliz em revê-la, que cheguei a “andar nos treinos” só pelo prazer de dar umas voltas à pista… atrás dela 🙂 , que ela corria muito eheh

    hóquei, básquett, o que para aí há, que arca, que arca…
    Zé António à baliza, Flores Cardoso e Miguel Roussou atrás, á frente Amílcar e Cirilo (mais tarde José Adrião, pescado ao Malhanga)… havia máquina melhor para cilindrar quem aparecesse? ná!…
    e o Frank Martiniuk? quem não se lembra dele? os lagartos nem com a “importação” do gigante John Hucks (que nabo, deuses… aquilo era só altura eheheh) conseguiam derrotar os alvi-negros, que além do Frank ainda tínhamos o Paulinho (irmão do Sérgio – Ferroviário – do MundoSlam), o Arruda, o Ted (irmão do Frank), o Ray Buebb (grandes ganzas curti com ele ehehe), o “padeiro”, o Morgado, o Lobo… ah caraças!

    OLÉ OLÁ, O DESPORTIVO TÁ JOGANDO P’RA GANHAR! OLÉ OLÁ! este grito de guerra aterrorizava(-vos) ai era era… eheheheh
    🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

    (moi, já algures depois do check in mas sem conseguir resitir ao bichinho)

    Gostar

    Comentar por cg — 05/12/2009 @ 6:47 pm

  6. … então a Susana será sobrinha do João de Abreu, que vive lá em nenhures p’ra Califórnia ou em Nevada, men dos hotéis e que em ’75 era gerente do Turismo, e só não caçou o bom do Arrepia nu no corredor porque não calhou! 🙂 essa é que eu não sabia.

    já agora, que se vão fazendo retratos de famílias, um filho do João morreu há dias, em Lisboa

    Gostar

    Comentar por cg — 05/12/2009 @ 6:54 pm

  7. “sim e sim“: traição!!!! 😡

    Gostar

    Comentar por cg — 05/12/2009 @ 6:57 pm

  8. Engraçado, o título, o tom e os comentários, fazem-me lembrar um blog que conheço: o Olivesaria

    Gostar

    Comentar por jpt — 05/12/2009 @ 6:57 pm

  9. 🙂 🙂

    😉

    Gostar

    Comentar por cg — 05/12/2009 @ 7:10 pm

  10. Sr 1B e CG

    A Dulce confirma: Angélica Manaca Dias, grande nome do atletismo de Moçambique. Como não tive achance de grandes conversas, fiquei de obter detalhes mais tarde. Mas parece que tinha 8 irmãos, não 3. Vê-se depois.

    CG

    Lamento confirmar que a Conceição Vilhena morreu há vários anos, cancro da mama cerca dos 42 anos. Teve duas filhas que já devem ser mais que adultas. Não sei mais detalhes nesta altura. Lembro-me dela perfeitamente.

    JPT

    Aos sábados pode-se fazer um pouco de “light blogging”, não? 🙂 isto do desporto antes da independência e do Desportivo era outro mundo, que tive a sorte de conhecer e a que tive o privilégio de pertencer. E dadas as circunstâncias, muitos nem sabem uns dos outros.

    Para não te sentires mal, o Pai Natal ABM já comprou uma cópia do “Moderno Tropical”, que acho que é melhor do que tu pensas 🙂 Vai com o Reserva 2006 do Sporting…

    Gostar

    Comentar por ABM — 05/12/2009 @ 7:15 pm

  11. ABM discordo completamente – filosofica e politicamente – de ti: “Aos sábados pode-se fazer um pouco de “light blogging”, não?” Acho que não, pelo contrário acho que aos sábados se deve fazer um hard blogging, ficando o tal light blogging (tua definição) convocável para os outros dias …
    Detecto alguma “explicação” sobre isso do “light”, porventura relacionada com o meu comentário – refiro que tenho o maior apreço pelo blog “olivesaria” (apesar de des-conhecer os anónimos que ali escreve(ra)m)

    Gostar

    Comentar por jpt — 05/12/2009 @ 7:23 pm

  12. e não me estragues com mimos, sff

    Gostar

    Comentar por jpt — 05/12/2009 @ 7:23 pm

  13. Na piscina “Olímpica” dos Olivais, assim denominada na altura lá pelos anos 70, após uns campeonatos europeus que ali decorreram com espectaculares recordes batidos, desconfiados, vieram os manda chuva da “Fifa” da natação tirar medidas… e em vez dos 50 metros anunciados o raio da piscina tinha apenas 49… o chefe dos trolhas que construíram aquilo não soube ler o projecto e não disse nada a ninguém…
    Recentemente, Santana Lopes (Olivalense) Presidente de Lisboa anunciou com algum empenho obras de recuperação deste complexo desportivo dos Olivais, 1ª medida, logo, vazaram as piscinas… até hoje.

    Gostar

    Comentar por Bill — 05/12/2009 @ 8:29 pm

  14. Este post, para além dos seus méritos implícitos (aliás, endógenos) permitiu um momento alto no actual ma-schamba (sem demérito por qualquer outro evento) que é do (res)surgimento do emérito comentador Bill, o mais poético (rimador) comentador do bloguismo luso

    Gostar

    Comentar por jpt — 05/12/2009 @ 9:07 pm

  15. água detida é má para bebida… deve ter pensado o Santana antes de mandar vazar.

    (com essa me lixaste jpt)

    Gostar

    Comentar por Bill — 05/12/2009 @ 9:38 pm

  16. Sr Bill

    Pelo que refere o JPT, benvindo seja.

    O termo “olímpica” é dado a qualquer piscina com 50 metros de comprimento, que é a medida “olímpica”, ou seja, aprovada desde há muitos anos para competições olímpicas. Previamente, era considerada olímpica uma piscina que tivesse o comprimento de 33.33 metros. Nesse sentido, a piscina do Desportivo de Maputo – que tem 33.33 metros de comprimento por 25 jardas – foi durante algum tempo considerada uma piscina “olímpica”, até o padrão ser alterado.

    Por isso se pode dizer que a piscina municipal dos Olivais é uma piscina olímpica.

    Duvido que se tenham enganado e que a piscina tenha apenas 49 metros de comprimentos. Mas posso confirmar com a Federação Portuguesa de Natação, onde conheço uma ou duas pessoas…

    Choca-me a informação de que o complexo se encontra fechado há tanto tempo. É um escândalo. Aquilo é um verdadeiro monumento e um equipamento de lazer de primeira categoria numa localização ímpar.

    Por outro lado, hoje em dia cada vez se fazem menos piscinas que só se podem utilizar uns escassos meses no verão, que era o caso com esta piscina. No entanto, cobrir aquilo seria o mesmo que cobrir com um toldo a Praça do Comércio em Lisboa. Se eu fosse residente dos Olivais (Olivenses?) fazia um escarcel para os srs da Câmara se mexerem e porem aquilo a funcionar.

    Gostar

    Comentar por ABM — 06/12/2009 @ 12:25 am

  17. confirme lá isso então… sr. ABM.

    Gostar

    Comentar por Bill — 06/12/2009 @ 3:25 am

  18. Eu confirmo a memória (minha) de que vieram a descobrir ser o olimpismo da piscina dos Olivais algo mitigado …

    Gostar

    Comentar por jpt — 06/12/2009 @ 7:43 am

  19. Sr Bill, JPT

    Confirmei há momentos com a Federação Portuguesa de Natação: a piscina de 50 metros dos Olivais tem mesmo 50 metros. Confirmo assim o rótulo de “olímpica”.

    Foi-me ainda explicado que foi lançado um concurso público internacional para requalificar aquele complexo, bem como da piscina do Areeiro e outra cujo nome não me recordo. Pelo que me dizem, obviamente que esse concurso deve estar mesmo na calha atrás do TGV e do novo aeroporto para a cidade de Lisboa…

    Gostar

    Comentar por ABM — 06/12/2009 @ 1:58 pm

  20. errata por ser (já) ser taralhoco:

    onde se lê “(…) Paulinho, irmão do Sérigio – Ferroviário – do MundoSlam (…)” deve naturalmente ler-se “Samuel”, que não é outro senão o Grande Samuel de Carvalho, do Feeroviário de LM.
    já é a segunda vez que comete esta troca de nomes. tenho de começar a acender os cigarros com fósforo(s), talvez ajude…

    ABM: se eram 8 ou 9 os irmãos Manaca Dias isso não sei. no atletismo recordo bem serem três irmãs, todas de perna afiada. a Angélica era a mais famosa, star mesmo, mas as manas também eram muito boas atletas. acho que uma era barreirista e outra saltadora, com uma perninha em pista também. vi-as correr juntas no ex-Parque José Cabral, para o “Provincial”, estafeta de 4×100 e o FdaB limpou a prova!
    outros irmãos poderão ter sido desportistas mas não me lembro de mais algum. só a dúvida de se o futebolista Manaca (Sporting) era-lhes familiar…

    Gostar

    Comentar por cg — 06/12/2009 @ 8:39 pm

  21. li atentamente todos os comentários. e fiquei a saber imenso pois como sabes ABM, os atletas que te referias inicialmente são de outra geração. Pois nós já somos mais novos lembro-me prefeitamente da Susana Abreu EXcelente Maraposista. e claro da Dulce Gouveia que era para todos Nós uma referencia.
    Amigo, ABM, adorei continua com as fotos,porque recordar é viver,.

    Abraço

    breu EXcelente Maraposista. e claro da Dulce Gouveia que era para todos Nós uma referencia.

    Gostar

    Comentar por jaime — 07/12/2009 @ 12:33 am

  22. Uma errata, que agradeço, por chamada de atenção da Dulce Gouveia: a inauguração formal da Piscina dos Olivais ocorreu com a disputa do Torneio das 6 Nações em fins de Julho de 1967. Os campeonatos nacionais de natação seguiram-se uns dias depois.

    Gostar

    Comentar por ABM — 08/12/2009 @ 11:33 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.