THE DELAGOA BAY REVIEW

01/05/2010

A VISITA PRESIDENCIAL

Filed under: Portugal-Moçambique — ABM @ 7:19 pm

por ABM (1 de Maio de 2010)

No meio da confusão, da crise despoletada pelo anúncio da empresa de análise de risco Standard & Poors quanto à descida do nível de risco da dívida portuguesa, e das audições na televisão do processo da TVI, a visita de dois dias do presidente de Moçambique e de uma comitiva de setenta personalidades a Portugal praticamente passou despercebida. Umas linhas aqui e ali e mais nada.

O que é curioso, dado que, supostamente, o relacionamento institucional entre os dois estados é supostamente melhor que bom, já que teoricamente, depois de três décadas e meia, estarão sanados os grandes diferendos.

De entre o que foi feito, assinalo apenas um evento que achei interessante, que foi o assinar de um protocolo (a implementar) em que os cidadãos portugueses que trabalham em Moçambique irão passar a poder transferir os créditos pelos descontos feitos para a segurança social moçambicana, para a a segurança social portuguesa. E vice-versa.

PS – A Travessa da RPM, cuja tabuleta se exibe, fica situada em Mem-Martins, a caminho de Sintra. É espúria, mas o que conta é a intenção.

4 comentários »

  1. Quinta feira passada, subia eu a Av das Forcas Armadas no meu habitual estado de abstraccao, quando me dou conta do enorme engarrafamento nas ruas vizinhas, da cacofonia das buzinadelas e dos carros da policia parados e a bloquearem os cruzamentos. Os policias, esses, estavam a tentar segurar o transito de forma a deixar desimpedidas a dita avenida e, agora presumo eu, a Av dos Estados Unidos e outras de acesso ao aeroporto. Ao memo tempo, trocavam mensagens freneticas com os walky-talkies. Por um momento senti-me teletransportada para a Julius Nyerere e pensei para com os meus botoes – nao querem ver que o socrates esta a dar uma de chissano? Nao vejam nisto qualquer pressuposto xenofobico ou racista; acontece tao somente que so assisti a tal espalhafato em Mocambique, talvez porque o palacio presidencial fica literalmente no meio da cidade alta. Mas voltando a quinta-feira, estava eu a cogitar com os meus botoes quando vejo, a descerem a av das forcas armadas motas da GNR em alta velocidade, logo seguidas por uma motocada a maneira, carros de vidros fumados a abrir e uma limusine, ou outro qualquer carro com “cara” de oficial, igualmente a abrir num espalhafato de decibeis. Olho para a bandeira na limusine e, para meu espanto, era a bandeira mocambicana. Dei uma enorme gargalhada! Nao tinha a mais palida ideia da visita de Guebuza! 🙂

    Gostar

    Comentar por AL — 01/05/2010 @ 10:11 pm

  2. http://linguamodadoisec.blogspot.com/2008/03/sobre-o-verbo-despoletar.html

    Colocado o comentário ao involuntariamente abusado “despoletar” (“…da crise despoletada pelo anúncio…”), devo dizer que, também eu, me senti “enganado” pelos media, ao aperceber-me da visita oficial do Presidente de Moçambique a Portugal apenas quando me dirigi ao Hotel Tivoli para ter uma reunião com um empresário moçambicano, e ver que, além dele, estavam mais umas dezenas, além de outras altas individualidades que esperavam a chegada do Presidente Guebuza e do Presidente Cavaco Silva. Caricato.
    Quanto à tabuleta, se fosse eu a mandar haveria uma avenida e não uma travessa, mas ela até é bonita…

    Gostar

    Comentar por Frederico Roldão — 02/05/2010 @ 6:14 pm

  3. […] referi aqui no comentário a um post do ABM que a visita do Presidente Guebuza a Portugal me passou (literalmente) ao lado. Não  que, comigo, […]

    Gostar

    Pingback por Freirices | ma-schamba — 03/05/2010 @ 3:48 pm

  4. Reconhecidamente, a semana que antecedeu a visita presidencial moçambicana a Portugal foi infernal e distraiu completamente tudo e todos, especialmente os meios de comunicação social, que anteviam um degelo perigoso da situação financeira, fiscal e jurídica do sistema.

    Gostar

    Comentar por ABM — 11/05/2010 @ 6:56 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

