THE DELAGOA BAY REVIEW

01/05/2010

LEHMAN BROTHERS E A TVI

Filed under: Politica Portuguesa — ABM @ 5:55 pm

por ABM (1 de Maio de 2010)

Basta assistir durante umas horas ao vivo pela televisão às sessões parlamentares de inquérito norte-americanas sobre a falência do defunto banco de investimentos norte-americano Lehman Brothers e, em Portugal, sobre (basicamente) quem disse e fez o quê em relação a um delírio socratiano (em última instância concretizado) para calar a todo o custo a informação da estaçãozinha de televisão portuguesa TVI antes da eleição parlamentar portuguesa de Setembro de 2009, para rapidamente constatar o amadorismo, a falta de diligência e a habitual dose de nacional-porreirismo imbecil que envenena a máquina política portuguesa.

Até na geografia das salas se nota esses informalismo latino: as salas de audiências americanas estão configuradas como salas de tribunal, em que os legisladores se sentam mais alto, mesmo em frente aos inquiridos. Nas audiências parlamentares portuguesas, acotovelam-se legisladores e inquiridos uns em cima dos outros em redor de uma mesa pequerrucha, e há uma figura qualquer a presidir à sessão, a que todos, caninamente, chamam “sôr presidente”. Que ainda por cima senta-se mesmo ao lado dos inquiridos.

Ambos assuntos de extraordinário interesse público, indicativos de gravíssimas falhas nos respectivos sistemas políticos e económicos de ambos os países, compare-se apenas a atmosfera, o tom e o conteúdo das intervenções de quem pergunta e de quem responde, para tomar o pulso às coisas. Mesmo tendo em conta de que em ambos os casos se proferiram as maiores barbaridades.

Nas inquirições do senado norte-americano, os legisladores eram severos, estavam preparados e entravam a matar. Os inquiridos sabiam que as suas vidas estavam na linha.

Nas audiências no parlamento português, era o regabofe, o habitual ambiente da Alice no País das Maravilhas, em que ninguém sabe, ninguém estava lá, ninguém viu, ninguém se lembra, ninguém decidiu, nem sequer sabem porque foram chamados a depor.

Entretanto, discretamente, as gravações das conversas entre o primeiro-ministro de Portugal e um seu amigo, que estiveram na base de tudo isto (para quem não se recorda) foram destruídas esta semana. Eram irrelevantes para a descoberta da verdade, disse-se.

Não havendo provas, e neste ambiente de alegre e quase inacreditávelmente irresponsável pirotecnia política, e enquanto todo o país resvala para a beira de mais um abismo político, social e económico, fica o registo de mais uma instância, esta ao mais alto nível político e empresarial, de que assacar responsabilidades continua a não fazer parte do léxico português corrente. Zeinal Bava, o “nosso” moçambicano mais bem pago da praça e afinal mais português que todos nós, até aproveitou para uma pequena diversão, falando em inglês enquanto badalava a “portugalização dos conteúdos”, algo que não tinha rigorosamente nada que ver com o assunto em mão.

Oh yeah. A gente acredita em tudo.

Ora veja-se.

http://www.youtube.com/v/H-Jm2ILQxTE&hl=en_US&fs=1&

http://www.youtube.com/v/XcnXMyGS0Xo&hl=en_US&fs=1&

Anúncios

2 comentários »

  1. Neste video, quem não sabia falar português, ficou esclarecido. Passou a falar melhor. Qem sabe inglês, ficou a saber que o português e o inglês são linguas semelhantes, ambas saxónicas. Quando muitos ingleses, pensariam que o português era, é, uma lingua latina.

    Gostar

    Comentar por js — 01/05/2010 @ 6:59 pm

  2. ABM ja viste as sessoes que estao agora a decorrer com a Goldman Sachs? Ai sim que eles entram a matar, bem mais a matar que com os lehman’s. Quanto ao que por ca se passa, nem vale a pena comentar. Basta ouvir o eu sou do fcp, o meu pai era do fcp …

    Gostar

    Comentar por AL — 01/05/2010 @ 9:42 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: