THE DELAGOA BAY REVIEW

21/06/2010

BOLETIM DO MUNDIAL EXTRA: PORTUGAL 7 – COREIA DO NORTE O

Filed under: Mundial de Futebol 2010 — ABM @ 9:23 pm

por Richard Ribéro e retoques de ABM (Segunda-feira, 21 de Junho de 2010)

O George Ribéro anda perdido em Madrid e não há maneira de o contactar. Eu vi o jogo com os súbditos de Kim Yung Il mas só vi a saraiavada de golos e não percebi nada, para além de que foi uma razia. Em desespero de causa, telefonei para casa dele, situada ali numa luxuosa colina em Cascais City donde se vêem a Serra de Cintra e a Baía de Cascais, e expressei à mulher dele o meu desespero: “Marguerite, estes gajos hoje perderam a cabeça e só meteram golos e agora que é preciso um comentário técnico do George, ele desaparece em Madrid”.

Felizmente a Mrs. Ribéro disse que o filho deles, o Richard Ribéro, tinha visto o jogo. Pedi-lhe logo para me passar o telefone. “Oi, Richard” disse, “então o que é que achaste do jogo?”. O Richard falou durante três minutos sem parar e eu não percebi nada. Quando ele se calou, eu disse “pois, é isso mesmo. Ouve, o teu pai não sei onde anda e há ali uma coisa chamada Maschamba onde temos andado a comentar os jogos. Importas-te de meter em papel o que acabaste de me dizer?”. O Richard, que tem 18 anos e vai ser Doutor em Gestão um dia no futuro, nunca escreveu em nada tão público, tão exclusivo e tão prestigiante como esta Casa, mas – prontos – o exmo. Leitor sabe como são estas coisas na vida: quando não se pode caçar com o cão, caça-se com o gato. O exmo Leitor decidirá se o jovem Richard tem a profundidade analítica do George. A mim pareceu-me que sim.

http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/ZW8kwiFZm5RQqScdg4jc/mov/1

O seu texto:

Uma vitória histórica dos jogadores portugueses e simplesmente a maior goleada, até ao momento, neste Campeonato do Mundo. Ao vencer por 7-0 a selecção da Coreia do Norte, a equipa das quinas protagonizou a maior goleada aplicada nas participações portuguesas nas fases finais de qualquer campeonato do Mundo em que tenha participado.

Mas não importa falar do recorde batido, importa sim referir a atitude e a entrega com que os jogadores Portugueses entraram em campo e, ao contrário do que se sucedeu no jogo frente à Costa do Marfim, Portugal libertou-se, jogou sem um medo excessivo, conseguindo controlar não só a ansiedade que reinava no seio dos jogadores e adeptos, como também lidar de forma exemplar com os contra-ataques norte-coreanos. Neste aspecto, o posicionamento dos jogadores em campo foi bastante importante, uma vez que permitiu rápidas transições ofensivas e uma troca de bola como já não se via há muito tempo.

Portugal teve claramente uma maior percentagem da posse da bola, embora a Coreia do Norte tivesse causado algumas situações de perigo, nada que a nossa defesa e guarda-redes não conseguissem controlar. No entanto, o que mais se realçou no jogo foi a clara e refrescante tendência ofensiva portuguesa, com uma grande organização, um grande espírito de luta, uma entreajuda exemplar, capazes de causar inveja às melhores selecções mundiais, com jogadas muito bem planeadas e delineadas, onde predominaram as desmarcações pelos flancos, já que grande parte dos golos ocorreram de passes dos flancos para a zona central, onde naturalmente os laterais e os extremos apareceram a causar distúrbios à fraca e desorganizada defesa norte coreana.

Por fim, é indispensável realçar a grande exibição do médio Tiago, assim como a ligação existente entre todos os sectores, defesa, meio-campo e ataque, criando um estilo de jogo bastante organizado, bastante coeso e capaz de criar inúmeras oportunidades de golo, sete delas concluídas da melhor forma, e realçar ainda o regresso bastante esperado e angustiante aos golos por parte de Cristiano Ronaldo, que, prontes, lá marcou um golo.

Após o jogo, os entendidos da Fifa elegeram o Cristiano Ronaldo como o melhor jogador em campo, mas o Ronaldo deu o troféu ao Tiago porque considerou que ele é que foi o melhor em campo. E o Tiago disse que tinha mais significado ser entregue pelo Ronaldo, ou seja, pelo seu companheiro de equipa.

Os Adamastores e o Macua Branco hoje estão todos de parabéns.

7 comentários »

  1. Esse jovem Ribéro é da estirpe do Ribeiro dos Reis?

    Comentar por jpt — 21/06/2010 @ 9:35 pm

  2. Jpt

    Quem é esse Ribeiro dos Reis?

    Comentar por ABM — 21/06/2010 @ 9:40 pm

    • futebolista, treinador, mas acima de tudo fundador e director do jornal A Bola, a Bíblia do futebol e muito mais durante décadas – antes de se ter transformado num pasquim nos anos 90s, estado canceroso do qual nunca mais saiu

      Comentar por jpt — 21/06/2010 @ 10:03 pm

  3. Não, isto é máfia da minha rua em Moçambique, ou seja uma estirpe perigosa… mas lá em casa deles assiste-se e discute-se o futebol como nunca vi em lado nenhum.

    Comentar por ABM — 21/06/2010 @ 10:10 pm

  4. Ó jpt, parece que o ABM viu pouco!🙂

    Comentar por MVF — 21/06/2010 @ 11:17 pm

  5. MVF

    Vi muito mas liguei pouco. Tive um pai que foi treinador de futebol, um irmão que jogou profissionalmente, e sou o único rapaz de uma fornada de oito que nunca ligou nenhuma ao futebol.

    Mas que vi muito, garanto-te que vi.

    Comentar por ABM — 22/06/2010 @ 1:40 am

  6. O que tu perdeste ao não ligar ABM🙂
    Amigo meu de infância e companheiro de adolescência dizia parecido relacionado com a Avó que estava por perto e já mais “para lá do que para cá”, facto desconhecido dos presentes. Passo a ilustrar numa roda desse jogo de cavalheiros que é a “Lerpa”.
    Uma tarde, em casa dele,batia-se seriamente uma lerpa e o hospedeiro da mesa gritou 3 palavrões de seguida, daqueles de fazer corar um sacristão. Eu, conhecido sensível ao vernáculo, apontei que talvez fosse menos mau não utilizar o tipo de linguagem em presença da Senhora. Segue um trecho da conversa:

    – Hum… ela não liga…
    – Não liga como, está surda?
    – Nada disso, ouvir ouve, mas não liga.

    Siga.

    Comentar por MVF — 22/06/2010 @ 6:08 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: