THE DELAGOA BAY REVIEW

21/06/2010

BOLETIM DO MUNDIAL Nº 24 – OS JOGOS DE DOMINGO

Filed under: Mundial de Futebol 2010 — ABM @ 5:20 pm

por George Ribéro em Madrid, editado e uns pós de ABM (Segunda-feira, 21 de Junho de 2010)

Os jogos do dia 21 de Junho, domingo.

Paraguai 2 – Eslováquia 0

Este Paraguai começa a ser uma agradável surpresa. Não só ganhou o jogo por 2-0 como também fez uma excelente exibição. Tem bons avançados como o Valdez e o Santa Cruz e ainda tem no banco o benfiquista Óscar Cardoso. Não marcou mais porque o guarda redes adversário não deixou. O guarda-redes sul americano foi poico mais que um espectador em campo porque a Eslováquia pouco ou nada lhe deu que fazer. Ainda por cima é inverno na África do Sul e assim não dá para aquecer. O melhor jogador da Eslováquia, Hamsik, que joga no Nápoles, fez muito pouco para a categoria que tem. O Paraguai dominou o jogo por completo e já tem quatro pontos. O próximo jogo é com a Nova Zelândia e tudo leva a crer que vai seguir em frente na competição. Será da minha vista ou as equipas das Américas dão-se bem com os ares de África, pelo menos da parte mais a sul do continente Africano? Estou a pensar nos resultados até agora, do Uruguay, Argentina, Chile, Brasil, Paraguai, México e até em parte, dos EUA.

Itália 1 – Nova Zelândia 1

Este jogo deve ser para os apanhados. Que surpresa, e ainda por cima a Itália esteve a perder por 1-0. Os Kiwis não têm grandes jogadores mas fazem das tripas coração. Claro que a Itália reagiu e podia ter marcado em mais que uma ocasião, mas ficou-se pelo golo de penalty que o De Rossi forçou. Não é que quase no fim do jogo, a Nova Zelândia podia ter marcado novamente? Esta Itália está diferente daquilo a que nos habituou mas é sempre uma equipa que de um momento para o outro reage e vai longe. Chama-se a isto, experiência ou não tivessem já ganho o Mundial por quatro vezes. Não acredito que a Itália produza só isto. Vale mais.

Brasil 3 -Costa do Marfim 1

Bom para Portugal mas talvez menos bom o golo que os Africanos marcaram. Dois bons golos do Luís Fabiano que o FCP mandou embora há quatro anos. A Costa do Marfim deu luta, mas na segunda parte foi muito agressiva, demais até, com entradas muito duras, sem necessidade e forçando Elano a sair lesionado (até a mim doeu a entrada feita à canela do brasileiro). Outros brasileiros ficaram certamente com mazelas, tal a violência das entradas dos africanos. Kaká foi expulso e forçou o Brasil a ter mais cautelas em campo. Não conhecia esta faceta do Kaká, de picar os adversários, se bem que considerei o segundo amarelo um tanto forçado. O Kaká não era obrigado a desviar-se do marfinense que chocou com ele.

Portugal agradece mas pouco porque qualquer suplente do Brasil vai dar água pela barba a Portugal.

Atenção que para mim, este Brasil está mais … realista, mais frio e mais calculista. Já não é aquela equipa do diz que vai mas não vai, do diz que fica mas não fica. Joga o quanto baste e acelera quando deve ou tem oportunidade para tal. Perdeu um pouco na fantasia mas ganhou na eficácia. Todos lembramos o Brasil de Zico, Alemão e Sócrates, que maravilharam o mundo em 1982 e depois ficaram pelo caminho. Do lado Marfinense, pois, o autor do golo tinha que ser Drogba. O Brasil segue em frente como já se esperava.

Une Putain de Vie, celle

Esta noticia também faz parte deste Mundial. Afinal não há só o futebol jogado. Há outros assuntos fora do relvado como este.

O avançado Francês de ascendência … africana (para não variar nesta equipa francesa), foi expulso da equipa e portanto, do campeonato da África do Sul. No intervalo do jogo com o México, que a França perdeu por 2-0, o treinador Domenech (sim, o tal do ódio de estimação dos portugueses), pediu ao Anelka mais movimentação e mais entrega e tentou melhorar também um aspecto táctico, ao que o jogador respondeu, dizendo qualquer coisa como: allez apanher dans le cul, mon grand fils dune grandessissime putain.

Bem, pelo menos foi assim que a noticia foi dada.

Como a seguir não pediu desculpa (que até seriam aceites pois se calhar já chamaram muito mais e pior ao Domenech e este já está habituado e diz sempre: mais…oui) foi corrido.

Do alto dos seus sapatinhos com taco de salto alto para superar a sua stature minimaliste, sua Exa, o Monsieur Le Président de la République Française, Sarkozy, apoiou logo a decisão do treinador, pois este também não pode suportar falta de respeito … de homem para homem.

O defesa francês Evra (advinhe-se a ascendência … mais naturelment, de l’Afrique, como advinharam?) e que joga no Manchester United, acha que esta história não devia ter saído do balneário e portanto há um bufo (em francês un grand bouffe de merde) entre os jogadores. Está bonita esta França!

Referi ainda que o Domenech também anda à procura de uma casa no sul de France para um merecido repouso?

Advertisements

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: