THE DELAGOA BAY REVIEW

22/06/2010

BOLETIM DO MUNDIAL Nº25: A CELEBRAÇÃO

Filed under: Mundial de Futebol 2010 — ABM @ 12:35 am

por George Ribéro, perdido em madrid, e ABM (21 de Junho de 2010)

Antes de mais, a minha canção favorita do Frank Sinatra, I’ve Got You Under My Skin, a tal que eu e o Manuel Petrakakis cantávamos no restaurante dele na Costa do Sol. Aqui dedicada aos Adamastores e Cia, não excluindo o massagista e o cozinheiro, que não sei quem são.

Ok. Já está. Agora os comentários do enviado especial do Maschamba em Hespanha, George Ribéro, que “afenal” surgiu do nada algures em Madrid e enviou os seus comentários, apesar de ter lido os do rebento Richard atrás. Disse que achou que “o puto até não era mau”.

Portugal 7 – Coreia do Norte 0

Hoje começo por este jogo. Uma (merecida) alegria para todos os Portugueses adeptos do futebol. Aqueles que tinham vuvuzelas no estádio, por um pouco que não as derretiam. Afinal assoprar tanto num jogo com tantos golos é muito para um instrumento de plástico.

Antes de Portugal marcar o primeiro golo, a Coreia até assustou um pouco e parecia que não iam ser favas contadas. Mas depois do golo do Raul Meireles, tudo mudou. Portugal partiu para uma boa exibição e quando as oportunidades são transformadas em golos, tudo é mais simples. Cristiano Ronaldo finalmente marcou. Acabou-se o jejum e espero que a partir de agora comece a … partir a loiça. Afinal Deco não fez falta. Um meio campo composto por Raul Meireles, Tiago e Pedro Mendes pode considerar-se defensivo mas libertou os dois extremos (Simão e Ronaldo) e o ponta de lança, Hugo Almeida. Isto no papel porque no campo acabaram por ser dois médios menos ofensivos a marcar três dos sete golos com que Portugal derrotou a Coreia do Norte.

Ao que parece, este foi o primeiro jogo da Coreia do Norte num Mundial, a ser transmitido em directo para a televisão daquele País. O do Brasil contra a Coreia do Norte foi transmitido em diferido. Rico timing. Do que eu conheço do Querido Líder, as ogivas nucleares norte-coreanas agora também apontam para Castanheira do Ribatejo e arredores. Não parece que possam dizer que foi ficção. Agora sim, os jogadores portugueses voltam a entrar nos carris e as contas talvez sejam um pouco mais fáceis de se fazer.

Chile 1 – Suíça 0

O Chile mostrou sempre vontade de ganhar o jogo, moralizado com a possibilidade de ser logo apurado para a fase seguinte. A Suíça teve sérias dificuldades em criar perigo e ficou em pior situação quando um jogador seu foi expulso, reduzindo a Suíça a dez unidades. Se com onze jogadores estava difícil, com dez, ainda pior ficou. O guarda-redes suíço, Benaglio, fez uma boa exibição mas o resultado manteve-se, suficiente para o Chile sonhar ir o mais longe possível.

Espanha 2 – Honduras 0

A Espanha entrou a todo gás, convinha marcar muitos golos para ficar em primeiro do grupo. Assim talvez evite o Brasil e jogue contra Portugal. Acontece que nos jogos de Portugal com a Espanha, nós não nos temos saído nada mal, antes pelo contrário. Ás vezes estas contas são complicadas mas compreendo que o Brasil é muito perigoso. Nada é garantido no futebol e muito menos neste mundial.

David Villa foi uma dor de cabeça para os hondurenhos e Navas ajudou à festa do lado direito. A Espanha mandou o Tiki-Taka que encantou todos no último Europeu para as malvas e para que não se repetisse o resultado do jogo com a Suíça (derrota por 1-0), decidiu jogar de uma maneira mais realista. Torres é que esteve mal pois foram muitos os golos que falhou, alguns de uma maneira infantil. Como se não fosse suficiente, o Villa, solidário com o colega, falhou um penalty. Foi notória a diferença entre as equipas mas, uma palavra de apreço para esta equipa Hondurenha que lutou e tentou complicar a vida aos nuestros Hermanos. Ainda ensaiou alguns contra ataques mas tanto Piquet como Puyol estiveram sempre á altura. A vitória da Espanha nunca foi posta em causa, antes pelo contrário, perderam uma boa oportunidade de golear, como fez Portugal.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: