THE DELAGOA BAY REVIEW

23/06/2010

BOLETIM DO MUNDIAL Nº 26 – LA FRANCE TOMBE ET LA FÊTE CONTINUE

Filed under: Mundial de Futebol 2010 — ABM @ 2:07 am

La France était Moi

por Georde Ribéro e retoques de ABM (Terça-feira, 22 de Junho de 2010)

Apesar de muitas novidades, a grande notícia do dia foi o fim ignóbil da campanha francesa.

Estes defenderam o forte

Uruguai 1 – México 0

O Uruguai garantiu a passagem à fase seguinte, vencendo o México por 1-0. O Uruguai foi durante a maior parte do tempo a melhor equipa em campo, segurando o resultado para a parte final do encontro. Os três avançados Suarez, Forlan e Cavani foram três grandes problemas para a defesa Azteca. Como a África do Sul apenas ganhou à França por 2-1, o México garantiu assim a passagem para a fase seguinte, ao terminar esta fase de grupos em segundo lugar.

Esta francesa já foi rainha em Portugal

África do Sul 2 – França 1

Acabou-se o suplício e a vergonha para a França. Estava escrito no astral francês desde aquele dia em que o Henry dominou a bola com a mão no jogo de qualificação contra a Irlanda, na cara de todo o mundo. E ainda na cara do do árbitro e do Sr. Platini, que também viram e que fingiram que não viram. E o consequentemente mal e porcamente validado golo. Deus escreve direito por linhas tortas, lá está o velho ditado e até foi muito bom a França ter ido ao Mundial para ser enxovalhada e humilhada. Há naquela equipa muitas questões a ser resolvidas, algumas das quais com muitas horas de terapia.

A África do Sul ainda sonhou com a passagem à fase seguinte mas o que fez já não deu para mais.

O treinador francês, o Sr. Domenech, mostrou uma vez mais e para que não houvesse duvidas, que é mal educado e ligeiramente para o grosseiro. No fim do jogo, o seleccionador brasileiro Parreira esticou a mão para cumprimentar um colega de profissão e ficou com ela estendida. Mais tarde, o francês disse que Parreira tinha criticado a qualificação da França para o Mundial por o tal golo da Irlanda golo ter sido validado. Pergunto: sera que o Parreira disse alguma mentira? Enfim, este treinador não sabe ganhar nem sabe perder, e ainda sai zangado e sem falar a mais de metade da equipa.

O golo da França foi marcado pelo francês de … origem Africana (oui, mais um) Mallouda (mais oui un autre, mas não confundir com a pintora com nome parecido e que bebeu água do Incomáti – ou sera que é o Umbelúzi?) que joga no Chelsea. Mesmo assim o francês Gourcuff foi expulso, o que só veio piorar as percepção das coisas coisas para quem olha para o lado gaulês.

Enfim, dos resultados às exibições, passando pelos problemas internos e até ao cancelamento do patrocínio do gigantesco banco Crédit Agricole, tudo correu mal ao país que vai organizar o…Euro 2016.

Portugueses a fazer turismo em França

Argentina 2 – Grécia 0

Nada de anormal a reportar. Apenas demorou um bocadinho mais para a Argentina marcar e limpar o sebo aos gregos. Três jogos e três vitórias. Até parece fácil. A Grécia continua uma equipa sem chama, triste e com um futebol que, mesmo para chatear, pelos vistos só serviu para estragar o Euro 2004 a Portugal.

A Argentina até poupou alguns titulares habituais mas está de facto a jogar um bom futebol. Aos 35 anos, o Veron ainda está um Senhor Jogador, sem dúvida o melhor em campo. Esta selecção continua embalada e com ganas de chegar à final.

Estrutura da equipa de futebol da França. Domenech é o de cima, os jogadores estão em baixo.

Coreia do Sul – 2 Nigéria 2

Esta é a segunda vez que os asiáticos se qualificam para a segunda fase. A primeira foi durante a competição que teve lugar…na Coreia do Sul e no Japão em 2002 e no fim acabaram em quarto lugar. Um feito importante sem dúvida, a destoar dos seu irmãos do lado de lá da zona desmilitarizada (DMZ) e mais… pobrezitos (ah, mas quem tem o Grande e Querido Líder não precisa de bens materiais).

Aliás, em Lisboa consta que, durante a inédita transmissão ao vivo do jogo entre os norte-coreanos e os Adamastores, que o GQL (Grande e Querido Líder) a partir da segunda metade do jogo passou o tempo a ligar para RTP lá do sítio (a RTGQL) para mandarem aquilo abaixo, invocando problemas técnicos – bem, para além dos problemas técnicos no campo na Cidade do Cabo.

A Nigéria bem tentou a vitória, pois com a Grécia a perder com a Argentina, tudo era possível. No entanto os Coreanos souberam segurar o resultado, jogando mais lento e até perdendo algum tempo, o que deixou os Nigerianos frustrados. A Nigéria marcou primeiro e ainda podia ter feito o 2-0 mas a bola de Uche esbarrou o poste da baliza coreana. Os asiáticos forma reagindo e marcaram dois golos. Ainda assim a Nigéria acreditou e marcou um golo mas não foi suficiente para seguir em frente.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: