THE DELAGOA BAY REVIEW

25/06/2010

BOLETIM DO MUNDIAL Nº 28: O DIA ANTES DO BRASIL-PORTUGAL

Filed under: Mundial de Futebol 2010 — ABM @ 4:24 am

Estádio Santiago Bernabéu. O George Ribéro é aquele que está de pé, atrás do carro preto estacionado, do lado esquerdo

por George Ribéro em Madrid, edição de ABM (Setxa-feira, 25 de Junho de 2010)

Os jogos de dia 24 do Mundial e o comentário do George sobre a sua visita ao Estádio Barbabéu em Madrid. Segundo os estudos, amanhã o PIB português vai cair 30 por cento.

Eslováquia 3 – Itália 2

Há episódios neste Mundial que parece que só podem continuar a ser para aqueles programas dos apanhados. Só que desta vez, a Itália não mereceu de facto ganhar. Esteve muito sonolenta e só acordou no fim do jogo, quando já era tarde demais. Claro que quando digo que é para os apanhados, falo da experiência da Itália como equipa, contra uma Eslováquia que não tem um historial nem de longe nem de perto igual ao da Itália. Agora, neste campeonato, de facto os transalpinos empataram com a Nova Zelândia e com o Paraguai pelo mesmo resultado, 1-1, e nunca convenceram ninguém, se bem que a Itália é sempre uma surpresa em mundiais, mesmo quando não começa bem.

Foi eliminada e volta para casa mais cedo.

Na equipa eslovaca, Vittek foi um autêntico perigo e Hamsik, o elemento mais talentoso. O extremo Stoch muito rápido, deu que fazer á defesa italiana.

A equipa italiana está cansada, gasta e a precisar de novo impulso.

Corre por estes lados aqui em Madrid a piada de que a Itália vai, na próxima fase, encontrar a França … mas no aeroporto, a caminho de casa, se o avião da França se atrasar. Piada que os franceses e italianos de certeza não vão achar graça nenhuma, claro.

Holanda 2 – Camarões 1

A Holanda começou o jogo na expectativa, sem pressas, pois bastava um ponto para se qualificar para a fase seguinte. Pouco a pouco foi crescendo e acabou por marcar primeiro.

Um penalty de Van der Vaart deu o empate aos Camarões, mas a entrada em campo do jogador Robben, que esteve lesionado durante algum tempo, mudou as coisas. Um remate seu à barra fez Huntelaar recarregar e marcar o segundo golo dos laranjas, que somam assim três vitórias em três jogos. Agora vai jogar com a Eslováquia, que acabou de eliminar a Itália.

Japão 3 – Dinamarca 1

Não me venham dizer que este resultado também não foi uma pequena surpresa! Claro que no campo, o Japão até mereceu ganhar, mas no historial destas duas equipas, a Dinamarca é muito mais forte e até já foi campeã europeia.

O japonês Honda, com ABS, jantes de liga leve, tecto de abrir, e outras coisas, abriu o activo. Marcariam depois o segundo golo, pondo assim a Dinamarca numa situação difícil, pois precisava de empatar para passar à fase seguinte. Acabou por marcar, mas com a sofreguidão de querer marcar mais um, acabou por sofrer o terceiro golo. Lá está a máxima do futebol: quem não marca acaba por sofrer golo.

Agora o Japão encontra o Paraguai mas em campo, não no aeroporto. A equipa da Dinamarca, essa, está agora a fazer as malas para um sitio que nesta altura do ano sempre deve estar mais quente que na África do Sul: a sua casa, na Europa.

Paraguai 0 – Nova Zelândia 0

Talvez dos piores jogos deste Mundial até ao momento. Ao Paraguai, bastava um empate e por isso não arriscou, como dizem os espanholes, la puenta del cuerno. Por sua parte, a Nova Zelândia também não arriscou porque não esteve para se chatear, embora a vitória pudesse dar apuramento. Vá lá uma pessoa compreender. Três jogos e três empates. Isto é, não perdeu mas também não ganhou. Nunca foi peixe e nunca foi carne, mas teve o relativo mérito de empatar com a Itália. O guarda-redes da Nova Zelândia acabou por fazer uma boa exibição, o que quer dizer que, a haver um vencedor, teria que ser o Paraguai, que assim apanha o País do Sol Nascente na próxima fase. Talvez um jogo mais emotivo.

Qualquer coisa é mais emotivo que o que se viu aqui.

Mira La Este Estadio

Resta-me dizer que hoje tive o raro prazer de visitar o estádio Santiago de Barnabéu, casa do Real Madrid. Gostei muito. É de facto um estádio imponente e com muita história. Ainda me cruzei com um alto dirigente que não foi o Presidente Florentino Perez ou o Jorge Vladano e que me reconheceu logo como o George Ribéro, o conhecido treinador de sofá e comentador do Maschamba. Pensei que me ia convidar para treinador daquele grande clube, mas ele disse-me que já tinham contratado um tal de José qualquer coisa. Eu ainda disse que poderia aceitar esse José como meu adjunto mas como se mostrou um pouco esquisito, eu pura e simplesmente virei as costas e continuei a visita ao estádio. Brevemente irei mostrar uma foto com o Cristiano Ronaldo, que veio expressamente da África do Sul para estar comigo, numa viagem relâmpago, na esperança que eu assinasse como treinador. Voltou hoje á noite para Joanesburgo para amanhã jogar contra o Brasil. Claro que lhe dei umas dicas…afinal sou português.

Quanto ao Real Madrid, não sabe o que perdeu. Prontes, paciência. Continuo assim na grande equipa do Maschamba.

3 comentários »

  1. Bom dia ABM,
    e duas pequenas correcções :
    1ª- A Itália empatou com o Paraguai e não com o Uruguai.
    2ª – O resultado do Japãovs Dinamarca foi 3-1 e não 3-0.
    Cumprimentos

    Comentar por António P. — 25/06/2010 @ 10:57 am

  2. Caro A.P.

    A culpa é do editor. Tirando umas pinas colladas, o que enviei de Madrid estava correcto.

    Cumprimentos.

    Comentar por Jorge Ribeiro — 26/06/2010 @ 1:58 pm

  3. Caro A.P.

    A culpa é das pinas colladas.

    Entretanto o texto foi actualizado. Muito obrigado.

    Cumprimentos

    Comentar por ABM — 26/06/2010 @ 6:22 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: