THE DELAGOA BAY REVIEW

29/06/2010

A TAPROBANA* E O FIM DA OCIDENTAL PRAIA LUSITANA

Filed under: Globalização — ABM @ 5:33 am

por ABM (Terça-feira, 29 de Junho de 2010)

Este pequeno texto vem a propósito da frase, proferida por essa personalidade mística – o Dr. Mário Soares – que há uns dias referiu que ou a Europa se punha a pau ou estaria condenada a tornar-se apenas na obsoleta extensão ocidental da Ásia.

A visitante Maschambiana Joana Lopes, que tem um blogue onde isolou a frase, chamou-me a atenção para a profundidade prescrutável da afirmação Soariana. Eu, que quase nunca comento nos blogues dos outros, no entanto abri uma excepção: com as teclas do computador, lembrei à Joana e aos seus clientes, que por acaso acabara de ler o prefácio de um recente livro pelo legendário conservador norte-americano Patrick Joseph Buchanan, em que, presumo que partindo do lado oposto da paliçada ideológica, diz exactamente o mesmo. Pior: ele diz que já aconteceu há algum tempo e que nós civilização ocidental, ou arrepiamos caminho, ou estamos condenados a ser uma irremediável curiosidade histórica, arrasados por uma aliança afro-asiático-terceiro mundista.

Mas quem conhece o Patrick, que, democraticamente, odeia tudo e todos inclusive os judeus e outras minorias, sabe que isto é apenas o início da conversa.

O tema da decadência da nossa civilização ocidental é um tópico favorito estes dias e o Patrick não é excepção.

Em Portugal, agora que a recessão vai começar a bater com força e vai permanecer assim nos próximos dois anos, os algozes da desgraça vão dizer que é o fim do mundo. Na verdade, é apenas o fim do estilo de vida de regabofe subsidiado e do golpismo económico dos últimos trinta anos, a bater-nos à porta.

Chegou a hora de pagar a factura e ninguém que manda parece ter reparado para onde colectivamente estávamos a caminhar. Pois esse estavam muito ocupados a encher os bolsos e a aprender a jogar golfe no Alentejo.

Para não falar de um taxa de crescimento populacional que em cem anos nos reduzirá para metade da população que temos agora.

Para variar, ou talvez não, o decano da política portuguesa tem razão. Terá?

*- nome antigo dado pelos gregos e romanos à ilha de Ceilão, actual Sri Lanka. Como é que eles sabiam que o Ceilão estava ali antes dos tugas lá terem ido, não sei.

2 comentários »

  1. A TAPROBANA* E O FIM DA OCIDENTAL PRAIA LUSITANA

    Curioso, sempre recitei esta estrofe, provavelmente por engano, como… ‘Tabropana’.

    Engano meu ou ‘errus escritus’…?

    (pergunta sem gindungo pelo meio, sério…)

    Gostar

    Comentar por Miguel A. — 30/06/2010 @ 9:57 pm

  2. Sr Miguel

    É “taprobana” como disse.

    O que sucede foi que quando fiz a primeira versão deste texto escrevi mas mas esta “#”!!!%&! porcaria de sistema não mudou o título na linha do “http” .

    É “ta-pro-ba-na”. Eu verifiquei.

    Gostar

    Comentar por ABM — 30/06/2010 @ 10:05 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.