THE DELAGOA BAY REVIEW

01/07/2010

VÁ A HELSÍNQUIA POR APENAS 99 EUROS!

Filed under: António Botelho de Melo, Sociedade portuguesa — ABM @ 8:55 pm

por ABM (Quinta-feira, 1 de Julho de 2010)

Às vezes interrogo-me se as pessoas que trabalham em certas empresas pensam que nós deste lado da paliçada, e que somos supostos consumir os produtos deles, temos “estúpido” escrito na testa.

Como utente aficionado da empresa Transportes Áereos Portugueses, empresa que, ao contrário da PT, continua a ser dúbia posse do Tesouro Nacional, e que agora dá pelo nome comercial de TAP-Air Portugal, há muito tempo que subscrevo um serviço que eles fornecem na internet, através do qual recebo quase diariamente mensagens promocionais de viagens e destinos que eles entendem por bem promover.

Nada de mais, que eu saiba hoje em dia toda a gente faz isso, é promoção barata e eu não me importo.

Por isso não me perturbou minimamente que a TAP me tenha enviado esta tarde uma mensagem cujo título é o título desta pequena crónica, seguido pela imagem acima que o exmo Leitor pode ler.

E que pode ser visto directamente premindo aqui com o rato do seu computador.

Ok, os factos: nunca fui a Helsínquia e para ser honesto não faço tenção de lá ir. Não é o que está em causa. O que está em causa é que estamos no dia 1 de Julho de 2010 e, mesmo com o mundo a acabar e o José S. a esventrar-nos as finanças públicas e privadas, e o prof. Aníbal a apelar para fazermos férias lá para os lados de Boliqueime, presumo que ainda haja muito boa gente que possa estar a pensar em fazer férias au dehors.

Lógico é que a TAP utilize esta altura para nos tentar aliciar com o que achar que deve tentar aliciar-nos e, nesse sentido, Helsínquia poderá ser um destino tão interessante como outro qualquer.

Só que – o exmo. Leitor que olhe bem para a mensagem.

Preferencialmente, sugiro, com uma lupa.

A parte que se vê bem da mensagem é que custa “apenas 99 euros” para ir a Helsínquia.

A parte em que se tem que usar a lupa e apontar bem para se ver o que está lá a dizer, é mais interessante, e diz o seguinte:

a) “apenas” 99 euros afinal é mesmo só para ir para lá. Por exemplo, no caso de o viajante quiser emigrar para lá definitivamente. Se quiser voltar para Lisboa, são mais 99 eurozitos. Portanto, na realidade a tarifa aérea custa 198 euros, o que até continua a não ser mau, tendo em conta que aquilo fica no raio que o parta mais velho ao pé da Rússia.

b) que esta tarifa que afinal é de 198 euros, só é válida para o período entre 1 de Novembro e 10 de Dezembro de 2010, em que o regresso ocorra até ao dia 15 de Dezembro E a marcação feita até 31 de Julho de 2010. E a viagem feita no avião que liga directamente Lisboa à capital da Finlândia (presumo que o único mas o Leitor sabe como são estes tipos do marketing, nunca dão ponto sem nó).

Ora, estamos no dia 1 de Julho de 2010.

E, portanto, como sugestão de umas férias, a menina do marketing lá da TAP, decidiu, no dia 1 de Julho de 2010, convidar-me, enquanto olho lá para fora para o sol azul, sinto a leve e quente aragem de Cascais City e o observo o mar sereno lá ao fundo, a ir a correr até ao dia 31 de Julho ao escritório da TAP, comprar um bilhete de avião, para ir passar uns dias a um sítio entre 1 de Novembro e 10 de Dezembro, situado no outro lado do fim do mundo, e onde nessa altura as temperaturas rondam os dez graus abaixo de zero e onde o único sítio seguro onde se pode estar é enfiado numa sauna de madeira com o aquecedor ligado ao máximo.

Logicamente, dentro dos parâmetros mais latos, a TAP pode mandar para a minha caixa do correio quase tudo o que quiser. Pode até tentar vender-me uma ida à China para daqui a dois anos.

Mas no dia 1 de Julho de 2010, se calhar fazia mais sentido focar-se em coisas mais imediatas e comezinhas, coisas que pessoas que têm vidas normais e que não sabem bem o que vão fazer daqui a cinco meses, poderão de facto comprar.

E já agora, que metessem o texto sobre o que nos estão a tentar vender, em letra que se possa ler.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: