THE DELAGOA BAY REVIEW

03/07/2010

BOLETIM DO MUNDIAL Nº36: RUMO AOS QUARTOS DE FINAL

Filed under: Mundial de Futebol 2010 — ABM @ 1:55 am

por George Ribéro, edição de ABM (Sexta-feira, 2 de Julho de 2010)

O comentário do George para os jogos de hoje.

Holanda 2 – Brasil 1

Na minha última crónica, escrevi que a Holanda iria seguir em frente. Acertei porque penso que esta laranja mecânica demonstrou ser uma excelente equipa e muito pragmática. Se por um lado o Brasil tem Robinho, Luís Fabiano e Kaká, a Holanda não fica atrás e tem também argumentos (jogadores) como Robben, Sneijder e Van Persie. A diferença está na concentração e num jogo mais mecanizado e prático por parte dos laranjas.

Foi um excelente jogo. O Brasil entrou a todo gás e aos nove minutos já vencia por 1-0, golo de Robinho, que antes tinha visto um golo bem anulado por fora de jogo. O Brasil embalou e a Holanda parecia não ter argumentos para contrariar o domínio brasileiro.

Puro engano, pois, aos poucos, a Holanda foi assentando o seu jogo e não foi só com a sua maturidade, inteligência e paciência que acabou por virar o resultado a seu favor. Foi também graças à classe, esforço, organização e querer, mas acima de tudo à estrutura mental muito forte dos seus jogadores e isso, meus amigos, treina-se e muito.

Senão vejamos: Não é fácil jogar-se contra o Brasil e aos nove minutos estar-se já a perder. É preciso um pouco mais que ter bons jogadores para reagir e ainda por cima acabar vitorioso. É obra.

Fez o empate, com alguma sorte, pois Júlio César saiu mal a um cruzamento e Filipe Melo fez de ponta de lança holandês e marcou de cabeça na própria baliza. Mas isto faz parte do futebol e assim voltou tudo à estaca zero.

A Holanda não ficou por aqui nem tentou defender o resultado, até porque esta equipa não o sabe fazer. Na segunda parte, a Holanda, através de Sneijder, marcou o segundo golo e, com a particularidade de ambos os golos laranja serem por “via aérea”, isto é, através de centros para a pequena área.

Os brasileiros acusaram o golo começando então a abordar os lances com mais virilidade, de facto tanta, que Filipe Melo, menino que gosta de ser mau e parece ter uma atitude negativa no futebol, foi expulso por ter pisado Robben quando este estava no chão. Muito bem expulso, mas prejudicou assim a sua equipa, que passou a jogar com menos um elemento, tornando assim a vida (jogo) mais difícil para o escrete.

A Holanda vai assim jogar com o Uruguai (ver abaixo). Aposto que vai ser um dos finalistas. No fim veremos.

O Brasil vai para casa e preparar essa grande festa que sem dúvida vai ser o Mundial 2014.

Nota do editor: durante este jogo, a conhecida personalidade dos media Paris Hilton foi presa no estádio por estar a fumar um charro. Estamos chocados, chocados

Uruguai 1 – Gana 1 (4-2 nas grandes penalidades)

Outro jogo excelente de seguir bem sentadinho no sofá maschambiano. Qualquer equipa podia ter vencido e, cá para nós, penso que o Gana foi mais equipa mas… lá está aquilo que eu escrevi.

Quando esta equipa tiver mais experiência, mais maturidade, tiver jogadores em equipas de topo, vai abordar o jogo com maior eficácia. Tem material e até tem um óptimo treinador. Falta no entanto aquele extra que poderá fazer desta equipa num caso sério do futebol mundial. Tem mais atitude e é mais competitiva que a Costa do Marfim ou os Camarões. Mas ainda falha nos momentos-chave, quando podia ter resolvido a questão sem recurso às grandes penalidades que são para mim pouco mais que uma lotaria. O Gana está definitivamente entre as melhores equipas deste mundial.

Quanto ao Uruguai, como já referi, desde criança que me fascina, pelo tamanho do país e por ter ganho dois Campeonatos do Mundo. Coisas de criança que depois transportamos para a vida adulta. Praticou também um bom futebol, Forlan e Suarez são excelentes jogadores assim como Maxi Pereira, Fucile, Cavani e Álvaro Pereira, que hoje ficou no banco.

O pior momento desta equipa foi na segunda parte do prolongamento, passando nitidamente a defender o resultado e a esperar pelas grandes penalidades. Já estavam esgotados mas o Gana, com o seu futebol forte e com resistência, tinha já encostado o Uruguai às cordas. O avançado Suarez acabou por ser o herói do seu país, não por marcar um golo mas por defender um golo certo com as mãos numa cena digna de ser vista. Irónico.

Quanto ao Gana, pena o Gyan, o seu melhor jogador, ter sobre os seus ombros a missão de marcar uma grande penalidade, no último segundo do prolongamento e ter acertado na trave. Teria feito história e África teria, pela primeira vez num mundial, uma selecção nas meias-finais. Merecia, sim senhor. Na marcação das grandes panalidades, marcou golo. O futebol tem destas coisas.

De qualquer maneira, esta é uma excelente equipa e é já uma equipa vencedora e agora ainda mais respeitada.

O Uruguai vai agora lutar com a Holanda para um lugar na final. Hum, parece que já vejo a Holanda na final mas como já vi um porco a andar de bicicleta, não sei não, agora já acredito em quase tudo! Mas penso que só um jogo menos conseguido tira a Holanda da final.

Uma nota para a arbitragem … portuguesa chefiada pelo Sr. Olegário Bemquerença. Com este nome, deve ter ficado conhecido na África do Sul pelo Olé. Cumpriu.

Nota: Acertei nos vencedores dos jogos efectuados hoje. Bolas, o Real Madrid não sabe o que perdeu quando da minha ida a Madrid. Há uma semana não quis assinar e agora — bem feito. Não venha depois o José M pedir conselhos que eu não os dou. Fico com a equipa do Maschamba que é uma grande equipa e tem fans com outro gabarito, embora o ABM comece a ameaçar-me. Durante os jogos, ele ia falando comigo por telemóvel e, para quem não sabia se a boca de futebol era redonda ou quadrada, vejo que aprendeu muito com este mundial e já sabe dizer quando uma equipa está a jogar bem ou mal, se é penalty ou se o árbitro errou. Eu e o José Mourinho que nos cuidemos! (nota do editor: tudo treta. Continuo sem perceber pevide deste jogo)

1 Comentário »

  1. “mas acima de tudo à estrutura mental muito forte dos seus jogadores”

    Em cheio. Nem mais.

    Comentar por umBhalane — 03/07/2010 @ 8:29 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: