THE DELAGOA BAY REVIEW

05/07/2010

BOLETIM DO MUNDIAL Nº 37: GERMANIA ET HISPANIA VIXIT

Filed under: Mundial de Futebol 2010 — ABM @ 6:18 pm

por George Ribéro, edição de ABM (Segunda-feira, 5 de Julho de 2010)

Os comentários do George ao resto dos jogos dos quartos de final do campeonato.

Alemanha 4 – Argentina 0

Mas que surpresa, não tanto pela vitória da Alemanha mas pelos resultado. Creio que nem os alemães mais patriotas acreditavam que seria possível, mesmo que o tenham dito.

A Argentina não começou o jogo bem. Estava nervosa, não conseguia trocar bem a bola e os seus jogadores mais influentes não funcionavam como de costume. A Alemanha estava muito melhor, acreditava mais e dei comigo a pensar na vitória da organização, do equilíbrio mental e do querer vencer, sobre a fantasia e improvisação. Afinal, Cristiano Ronaldo, Kaká,e Messi não chegaram. Portugal, Brasil e Argentina já fizeram as malas.

Aqui está a prova de que faltou, que falta o resto.

Tenho pena que a Argentina tenha saído deste mundial. Afinal todos nós gostamos do futebol espectáculo e quanto ao Maradona, penso que não é um grande treinador, um pensador, um estratega mas sim um grande Argentino que uniu aquele País e que serviu de inspiração e motivação para os jogadores argentinos. Gosto de Maradona, tem o coração na boca, é generoso e critica a FIFA mais as injustiças que ele (e muitos de nós) acham existir. A FIFA não gosta lá muito mas ele … ralado, se bem que dizer que Deus está do lado da Argentina é ir um bocado longe longe de mais estes dias. Vejo todos a rezar e a benzerem-se. Deus deve escolher qual? Quem reza mais ou quem joga mais? Deus, suspeito, tem mais que fazer. Afinal o futebol é mais um jogo (lindo) onde como em tudo na vida, há o justo e o injusto, o sublime e o infame.

Quanto á Alemanha, parecia uma equipa de altos e baixos. Perdeu com a Sérvia e fez boas exibições contra a Austrália e agora a Argentina. Será que o resultado do jogo com a Sérvia foi calculado para evitar uma selecção mais incómoda? Talvez não, isso só se deve fazer quando o apuramento está garantido. Não era o caso. Um jogador que se destaca: Thomas Muller. Simplesmente fenomenal, sem precisar de brincar com a bola, assinar o seu nome ou fazer vírgulas. Klose, Podolski e Ozil foram também bons executantes, sem dúvida. Agora pode ir à final. Se a Espanha deixar.

Um gato com um espanhol

Espanha 1 – Paraguai 0

Não houve surpresa, certo? Ganhou o mais forte, se bem que a Espanha não seja a mesma de 2008. Não foi um jogo lá muito bem conseguido por parte dos espanhóis, mas foi o suficiente para ganhar. O benfiquista e paraguaio Cardozo podia ter dificultado a vida aos espanhóis mas falhou o penalty. Podia de facto não ter sido vital para o resultado final mas podia ter sido um factor a considerar. Quem sabe?

David Villa voltou a ser decisivo. É já o melhor marcador deste Mundial. Tenho uma máxima nos mundiais: a selecção com o melhor marcador fica em terceiro lugar. Será assim? Veremos. Para já, a Holanda vai jogar com o Uruguai, que está um pouco cansado. A Espanha vai medir forças com a Alemanha. Pois…

Proto-prognóstico para a Final: Alemanha – Holanda, como em 1974? Na altura foi a Alemanha que ganhou. Estou só a divagar…. Estas equipas são diferentes. Até lá, vamos saborear as meias finais. Depois … vem a Grande Final!

Para ela, já tenho lugar marcado, no sítio do costume.

O meu sofá.

Anúncios

2 comentários »

  1. Fico aqui a torcer pela Espanha. Na minha logica, acho que a Espanha devia ganhar o campeonato mundial para podermos dizer que perdemos com o campeao e nao com uma qualquer equipa aspirante. Y Viva Espana! 🙂

    Gostar

    Comentar por AL — 05/07/2010 @ 7:43 pm

  2. Após a vitória da Holanda sobre o Uruguai, última equipa da América Latina a despedir-se deste mundial, e após os peso pesados Brasil e Argentina terem feiro o mesmo, conclui que

    os jogos/treinos que as equipas Europeias fazem com as Ilhas Faroé, são, afinal, o caminho certo.

    Maradona vai rectificar a sua metodologia.

    Ilhas Faroé.

    Gostar

    Comentar por umBhalane — 07/07/2010 @ 8:59 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: