THE DELAGOA BAY REVIEW

12/07/2010

BOLETIM DO MUNDIAL Nº 39: HESPANHA

Filed under: Mundial de Futebol 2010 — ABM @ 2:12 am

o touro espanhol, versão ecológica

por George Ribéro, edição de ABM (Sábado, 10 de Julho de 2010)

Abaixo, os comentários do George para os jogos finais do Campeonato Mundial de Futebol 2010.

Alemanha 3 – Uruguai 2

Já sem a preocupação de terem que chegar à final, estas equipas acabaram por proporcionar um bom espectáculo. O último lugar do pódio é importante mas não é de extrema importância, afinal diz-se que o segundo lugar é o primeiro dos últimos e não é por acaso que também se diz que este jogo entre os vencidos das meias finais é o chamado “jogo de consolação”. Alguns até acreditam que este jogo não devia ser realizado mas, sem pressão, sem tácticas mais rígidas, e por ventura sem os nervos à flor da pele, quem ganha é o futebol e todos nós.

Há quarenta anos, no Mundial do México 1970, estas duas selecções encontraram-se também para o terceiro e quarto lugar. Ganhou então a Alemanha, com um golo de Overath. Agora, a Alemanha voltou a ganhar mas por 3-2, praticando um bom futebol, arriscando mais que no jogo com a Espanha e mostrando ao mundo que parece depender, e de que maneira, do jovem centro campista do Bayern de Munique, Thomas Mueller, um alemão com apenas 20 anos de idade e que aparece neste mundial a substituir o lesionado Ballack. Azar deste, sorte daquele e logo numa montra tão importante como é qualquer Mundial.

Não me canso de dizer que o Uruguai sai deste mundial de cabeça bem erguida e com o sentimento de dever cumprido. Excelente seria estar na final e vencer mas, ficar entre as quatro melhores equipas é um feito digno de registo. Parabéns aos seu jogadores e dirigentes que só podem estar satisfeitos com a excelente campanha dos Celeste bi-campeões do mundo neste emotivo mundial africano. É uma selecção com jovens jogadores e tudo indica que, com futuro.

Espanha 1 – Holanda 0 (após prolongamento)

Com a vitória neste jogo, a Espanha sagrou-se campeã do mundo. Parabéns. Mereceu. Foi de facto a melhor equipa no campo e isso ficou provado hoje, pois foi a selecção que mais dominou, mais procurou o golo e mais fez por vencer. Esta Espanha está muito bem fisicamente A Holanda foi um digno vencido. Jogaram o que os nuestros hermanos deixaram, mas mesmo assim, tiveram também ocasiões para inaugurarem o marcador. Robben e Sneijder, isolados, não conseguiram marcar e num jogo destes, onde as oportunidades não se compram ao quilo, desperdiçar é pecado. Ainda por cima, esta é a terceira final de um Mundial que a Holanda perde. Começa a ser traumatizante Quanto à Espanha, são vários os jogos que ganhou por 1-0, incluindo o jogo com Portugal, mas mesmo assim, o suficiente para se sagrar campeã.

Afinal e em jeito de consolação, Portugal poderá afirmar que foi eliminado pelos futuros e agora actuais Campeões do Mundo.

O polvo Paul é um caso sério, acertou em todos os vencedores. Talvez o governo português possa considerar uma possível compra para acertar nas decisões politicas que têm sido um autêntico desastre (polvo pelas golden shares da PT, por exemplo). Fica aqui a sugestão. Se ninguém o quiser, então eu posso ficar com o Paul. Talvez ajude nos meus palpites do euromilhões, o que me iria fazer muito jeito e também aos meus amigos, pois nunca me esqueço deles.

Deixei o melhor para o fim. Parabéns à nossa querida África, pelo seu primeiro Mundial. Foi um evento muto bem organizado, com excelentes estádios, povo hospitaleiro e que gosta muito de futebol. As (malditas) vuvuzelas marcaram este mundial. Estava frio e choveu? Pois, mas o futebol é um desporto de inverno. Que eu saiba apenas alguns (poucos) jogadores alemães se constiparam, não o suficiente para ficarem de cama. Houve um ou outro furto? No outro dia roubaram os óculos de sol ao meu filho (o Dr. Richard Ribéro) quando viajava de comboio na cada vez mais famosa linha de Cascais. Pois, não interessa porque não é esta que iria fazer as primeiras páginas dos jornais nem iria abrir os noticiários da televisão, não é?

Tudo isto mostra que o mundo pode e deve contar com África. Foi um mês em cheio. Uma vez mais, PARABÉNS e … kanimambo África!

Postcript 1 do George

Na crónica dos quartos de final, para variar acertei em cheio ou dizer que tinha uma máxima que é

A equipa do melhor marcador fica em terceiro lugar

contece que o melhor marcador acabou por ser Mueller e é da Alemanha que ficou em … terceiro lugar.

Já pareço o polvo a acertar.

Postcript 2 do George

Devo confessar que me tenho divertido e aprendido muito, escrevendo sobre este mundial. Desde muito novo que me apaixonei por este desporto. Em Moçambique, joguei (um pouco) no Desportivo de Maputo e depois no histórico Nova Aliança cuja sede é no Xipamanine. Ainda hoje, com 54 anos, continuo a jogar futebol de cinco em Cascais, uma vez por semana, com um grupo de “rapazes” de meia idade … e também alguns bem mais novos, como o Richard. Ainda vou atacando um pouco, ainda faço uns passes decentes e chuto umas coisas mas, quando toca a defender, já vai sendo a passo, devagar, a recuperar o fôlego e sentir alguma dor muscular. Se fico danado? Claro que fico furioso. A cabeça ainda tem 20 e talanos mas o corpo…as pernas…os joelhos… Enfim, vou-me divertindo até não mais poder. Aí, vou para a baliza, mesmo de capacete!

3 comentários »

  1. Quanto ao polvo Paul e outros bichos adivinhadores, esses africanos, talvez goste de ver http://antropocoiso.blogspot.com/2010/07/rais-parta-o-polvo.html

    Comentar por Paulo Granjo — 12/07/2010 @ 5:14 pm

  2. Hespanha olé!

    Comentar por ERFERREIRA — 12/07/2010 @ 11:43 pm

  3. Parabéns ao “ma-shamba” pela excelente cobertura que fizeram do mundial: textos muito bem escritos, com muita vida e humor, fazendo-nos compreender a cada instante o ponto de situação no campeonato e mesmo entender um pouco mais de futebol. Muito obridada.

    Comentar por Fátima Ribeiro — 14/07/2010 @ 9:50 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: