THE DELAGOA BAY REVIEW

02/08/2010

MÁRIO BETTENCOURT RESENDES

Filed under: Imprensa Portuguesa — ABM @ 5:14 pm

por ABM (2 de Agosto de 2010)

Triste muito fiquei de conhecer hoje a morte de Mário Resendes. Em parte porque tive a sorte de o conhecer e de com ele privar uns breves, iluminados, quiçá alegres, momentos. Em parte, pela sua incontornável obra como jornalista e como comentador, primeiro no Diário de Notícias de Lisboa, depois um pouco por toda a parte, notavelmente como comentador televisivo, com a sua voz meio rouca, sempre analítica e informada, com um certo distanciamento, talvez até sorrateiro, piscando o olho a quem o ouvia, convidando a pensar e a mastigar a realidade que hoje nos entra pela casa dentro, com os múltiplos filtros com que terceiros a impregnam.

Num toque mais pessoal, vislumbrava a sua açorianidade, aquela maneira de estar tão visível e tão intangível ao mesmo tempo, para quem não a conhece como eu aprendi a conhecer, esta transplantada para a urbanidade metropolitana de Lisboa.

Mário Resendes fez a ajudou a fazer o jornalismo português mais solto e equilibrado no pós-25 de Abril, difícil numa era que não foi de menos extremos do que a que a precedeu. No jornal que dirigiu após Mário Mesquita, recorde-se, houve o episódio de José Saramago, hoje celebrado, mas então empenhado nas suas lutas ideológicas, raivoso e virulento como sempre, mas então sem a idade, sem a perspectiva, e sem Pilar. Foi o exibir do talento e do génio ao serviço do mal. O bom jornalismo não era isso, e levou anos antes que outros valores, trazidos por pessoas como Mário Resendes, lentamente, começassem a ser praticados, sempre tenuamente, sempre sob ameaça, como agora.

Vou sentir a falta da sua presença. Já a sinto.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: