THE DELAGOA BAY REVIEW

30/10/2010

A COLECÇÃO ALBERTINO SILVA E MOÇAMBIQUE

A praia da Polana e o Pavilhão de Chá. Na Maputo de hoje, este local fica situado imediatamente antes da subida da marginal para a Polana, a seguir ao Clube Naval.

por ABM (Sábado, 30 de Outubro de 2010)

Quem como eu gosta de ver e estuda o espólio fotográfico de Maputo na internet, nos alfarrabistas e junto dos vendedores de postais, invariavelmente encontra a fabulosa colecção, carinhosamente coleccionada ao longo dos anos, pelo Sr. Albertino Silva, com quem tive a oportunidade de trocar alguma correspondência a semana passada, mais para lhe expressar a minha admiração pela sua colecção e pelo seu esforço.

Albertino Silva nasceu na cidade Beira em 1965, viveu em Vila Machado (actual Nhamatanda) até aos cinco anos de idade e até aos onze anos em Vila Pery (actual Chimoio). Veio viver para Portugal em 1976. Hoje é casado, pai de dois filhos e é Gerente Bancário no melhor banco de Portugal – a CGD.

Albertino Silva radicou-se numa pequena localidade algures no Norte, chamada Lobão da Beira, no Concelho de Tondela, que tive que andar às voltas no mapa para saber onde ficava. Ele acarinha essa terra sua adoptiva, mas creio que não tem comparação aparente com o seu carinho para com Moçambique, a julgar pelo espólio fotográfico.

Parte da generosidade de Albertino Silva é ter disponibilizado essa colecção na internet para quem quiser ver e que pode ser visualizada AQUI. Ela está alojada no Flickr.

O Sr. Albertino Silva num giro por Maputo.

O conjunto de imagens está devidamente organizado e facilmente consultável. Ao contrário de mim, que coloco as minhas imagens com boa qualidade para que qualquer pessoa as possa descarregar e guardar em casa (um exemplo é a imagem acima, digitalizada de um postal da minha colecção particular – descarregue à vontade e mande aos seus amigos todos) as do seu Albertino Silva não podem ser descarregadas. Mas não faz mal porque estão lá e podem ser vistas a qualquer altura.

As imagens têm a virtude de não mentirem a maior parte das vezes e de permitirem ver-se aquilo que se gostava de ver por uma razão ou outra mas não se estava lá. E a Colecção Albertino Silva faz isso como poucas.

E não é só. Deixo ainda os endereços de sítios adicionais do Sr. Silva:

Lobão/Moçambique Web-Vídeos
Galeria de Albertino Silva no flickr
Lobão da Beira Web Moçambique-Portugal
Lobão da Beira Web Moçambique-Portugal 2
Lobão da Beira no Facebook
Lobão da Beira Web
Albertino Silva no sevenload
Albertino Silva no photobucket
Bom fim de semana.

1 Comentário »

  1. Boa tarde Tiny…….está suberbo……..adorei…..realmente o teu empenho sobre Moçambique é fenomenal……aquele abraço do coração…..

    Comentar por mila antunes — 15/05/2011 @ 3:03 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: