THE DELAGOA BAY REVIEW

17/11/2010

ONTEM FUI A LISBOA ALMOÇAR CARIL

Filed under: Almoço em Lisboa, António Botelho de Melo — ABM @ 3:51 am

Estava um esplêndido dia de sol e até ameno nos Restauradores. Pouco trânsito, quase ninguém. Parecia um domingo.

O sol outonal realçava a fachada do velho cinema Condes, agora um desses restaurantes chiquérrimos. Mas eu fui comer ao Maharaja, na Rua do Cardal em São José (entrar na Rua das Pretas, virar 1ª à esquerda, 1ª à direita, 1ª à esquerda, 5ª porta à esquerda). Comida indiana de Moçambique e hospitalidade moçambicana. A comida era tão boa que até chateia.

A fachada dos prédios do lado sul da Praça dos Restauradores. Por baixo do último prédio ficam os CTT.

Na ilhota onde fica aquele monumento para provocar os turistas espanholes, estava um cretino a assobiar furiosamente um apito, em frente a isto. A cimeira da NATO é este fim de semana e metade de Lisboa está em pé de guerra. Infalivelmente declarada mais uma tolerância de ponto, a outra metade vai ter um fim de semana longo à custa do patrão. Ah, realmente ninguém sabe combater as crises melhor que os portugueses.

A caminho do restaurante, logo a seguir ao Condes, dou com isto. Ainda tentei ir lá negociar um voto por um porta-chaves. Mas - enfim - descobri que pelos vistos há quem acredite em Portugal e não acredite em dar porta-chaves.

A Rua do Cardal em S. José, onde fica o pequeno Restaurante Maharaja, que fica à direita, atrás de mim. O dono, o Sr Xandrá, é de Maputo - Lourenço Marques, para os fregueses tornados e retornados. Sentia-se o cheiro a caril e piri-piri a dez metros da porta de entrada. A suprema surpresa: ele conhecia o meu pai BM, que, descobri, comeu lá várias vezes, e até tinha uma fotografia dele.

2 comentários »

  1. Permito-me a crítica, acho que não dás o suficiente relevo ao sumo da questão, o tal restaurante Maharaja (que desconheço) e que, já agora, me parece candidato a um futuro simposium ma-schamba (não dá para fazer uma adenda?)

    quanto às minudências, lisboa está em pé de guerra porquê?

    Comentar por jpt — 17/11/2010 @ 8:17 am

  2. Ha, que importa as guerras e politica, o carril de galinha por si so’ ja’ basta, no meio de tudo isso e’ o que vale mais a pena apreciar! Aproveite Tomane’, quem me dera ter aqui umas boas “Chamuscas” picantes e tascas como tens ali! Viva o Carril e a pimenta malagueta, abaixo todos os politicos idiotas (perdao pela honestidade, no fundo sao todos uns gatunos e vendedores de promessas! E’ meio mundo enganando outro meio…Vaidade, tudo e’ vaidade, no final das contas). Saudades. Um grande abrazo!

    Comentar por Paula — 18/11/2010 @ 4:46 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: