THE DELAGOA BAY REVIEW

30/11/2010

WIKILEAKS E MOÇAMBIQUE 996

Filed under: EUA, Mundo, Wikileaks — ABM @ 12:27 pm

O sítio baseado na Suécia que anda a criar problemas aos norte-americanos estes dias.

por ABM (30 de Novembro de 2010)

Há uns três dias que está no topo das notícias que um sítio na internet baseado na Suécia, Wikileaks, anda a divulgar documentos secretos, muito secretos ou de circulação muito restrita (eu nunca percebi as diferenças) da diplomacia norte-americana.

O argumento de quem está à frente deste sítio basea-se, como não podia deixar de ser, nas mais nobres tradições americanas, segundo as quais melhor governa quem governa em transparência.

O problema é que há transparências e há transparências. E aqui, fruto da era digital electrónica, em que tudo é feito em computadores, não se está a falar de um ou dois documentos. O sítio refere duzentos e cinquenta mil documentos. E todos eles muito recentes ou actuais.

Isto é quase inacreditável.

Mais interessante para os Maschambeiros, poderão ser os 996 documentos que dizem respeito a Moçambique.

Que ainda não foram divulgados.

Hum.

O que conterão?

Com a minha sorte, vai-se saber primeiro sobre eles aqui.

A ver vamos.

3 comentários »

  1. Uma verdadeira vergonha para a diplomacia norte-americana. Não é que a maior parte das pessoas mais ou menos atentas e informadas, não tenham noção do que se passará nos bastidores da diplomacia internacional, mas daí até se ler “preto no branco” as “tramóias, ódios e amores” dessa mesma diplomacia, vai uma infinita distância. O mais estranho é que, sendo um assunto verdadeiramente escandaloso e sensível, praticamente não se comenta nos nossos canais de TV ! Na CNN, na SkyNews etc … tem-se falado … e muito … !
    Obrigada ABM, e cumprimentos.

    Comentar por Lucia Costa — 30/11/2010 @ 5:45 pm

  2. É estranho este fenómeno. Hoje, não só o ABM como todos aqueles que me rodeiam no lugar laboral costumeiro, falavam da wikileaks (não faço ideia se saiu alguma notícia nos diários cá do burgo).Fui investigar. Descobri que esta Wiki existe desde 2006 e que vai sofrendo ‘upgrades’. A que se deveu então o falatório de hoje? Explicai-me, por favor. Piratas cibernaúticos??

    Comentar por VA — 01/12/2010 @ 12:10 am

  3. ABM

    Teria muito para dizer assim como deveria era estar calado! Por assim sentir, deixo só uma pequena metáfora sobre o segredo.
    O que aconteceu, foi que se descobriu o truque do maior mágico do mundo ou assim se intitulava, logo o resultado imediato, no mínimo, o mágico perdeu o direito de “autor” que continha sobre a sua magia e o segredo irá beneficiar todos os restantes presentes no momento da descoberto que irão enriquecerem-se, partilhando “o mesmo” pelos amigos e inimigos que lhes convenha na devida altura! O segredo será assim deflagrado gradualmente ao longo do tempo, consoante as intenções do maior mágico do mundo ao tentar reaver o que lhe fora surripiado!Moçambique foi assim presenteado com uma prenda inesperada, restando-lhes a inteligência e a oportunidade para o utilizar a devido tempo!~Provou-se assim que de facto o maior mágico do mundo, não são os E.U.A., mas sim o tempo!

    Comentar por Rui Cruz — 01/12/2010 @ 7:42 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: