THE DELAGOA BAY REVIEW

16/09/2011

CHAIMITE, O FILME, 1953

Antes de ontem à noite desloquei-me à nova Torre do Tombo em Lisboa, para assistir ao lançamento formal de um livro sobre Henrique de Paiva Couceiro, compilado pelo Prof. Filipe Ribeiro de Menezes (com “z” no fim) que reproduz uma parte, menos de um terço, dos documentos que constituem, a partir dessa data, património da nação portuguesa. O livro, editado pela Dom Quixote, já está à venda.

Durante as exéquias de doação formal do espólio de cerca de cinco mil documentos (generosidade da família Paiva Couceiro, na pessoa do meu muito caro Miguel de Paiva Couceiro), foram projectados menos de cinco minutos de um filme de que eu mal ouvira falar e que nunca tinha visto na vida, chamado “Chaimite”, nome da mitológica localidade da nação vátua, em que o Régulo Gungunhana capitulou às armas portuguesas no final do ano de 1895.

Por curiosidade, e para minha surpresa, o filme, que foi trazido ao público português no início de Abril de 1953, foi transcrito para o Iutube, e eu fui ver.

O que posso dizer sobre o filme?

Primeiro, é que é de uma dialéctica, especialmente em final de 2011, quase hilariante, uma versão kistch da então prevalecente atitude convencional portuguesa sobre os territórios sob controlo colonial. É divertido porque hoje muita gente já não se lembra (e alguns não se esquecem) de como era. Neste filme, está-lhe na flor da pele.

Especialmente para quem conhece ou conheceu a região Sul de Moçambique e as suas culturas, e em particular a sua história recente (refiro-me ao final do século XIX) ver este filme é duplamente divertido. A começar pela cena da germanicamente bela menina tuga de saia comprida e com predilecções agrícola-desenvolvimentalistas, sentada à mesa, meio apategada, surpreendida pelo obviamente mais batido tuga cafrealizado a dizer-lhe qualquer coisa coisa como “eu gostava maningue de ter uma machamba no mato”. Ela, de olhos muito abertos, exclama: “maaniingue?! maa-chambaa?! Mas o que é isso?!” Apenas para sermos confortados pela sua politicamente correcta, recém-adquirida lusitano-cafrealização no momento final do filme, quando, finalmente preso o nefasto líder rebelde pelos Heróis e regressada a Pax Lusitana ao Sul dos domínios do rei dos Algarves e apêndices e adjacências, o seu interlocutor, afinal um puro sangue lusitano encapotado (mas claro) diz “ah, afinal vale a pena viver”, ao que ela responde, em apoteose final que prenuncia a justeza do que certamente viria a seguir, “maningue!.

Ah pois. Imagino os meus amigos moçambicanos em Maputo a ver isto hoje, dariam voltas nas cadeiras.

Mas se calhar deviam ver. Que mais não seja o de ouvir landin (ou ronga) dos anos 1950 e assistir ao actor Carlos Benfica, que não sei quem é, desempenhar o papel de Gungunhana.

Pelo meio, um relato dos eventos naquele ano de viragem de 1895, de que fez parte, naturalmente, Henrique de Paiva Couceiro, sem descurar os restantes.

Quem ignora a história, e como ela é e foi protagonizada, tende a ignorar aspectos aparentemente suaves mas importantes das suas próprias origens.

Penosamente, em baixo, compilei as ligações todas que permitem, se o exmo. leitor tiver um tempinho, ver o filme. É de borla e, penso eu, vale mais que isso.

Então vamos lá.

Parte 1 de 11

Parte 2 de 11

Parte 3 de 11

Parte 4 de 11

Parte 5 de 11

Parte 6 de 11

Parte 7 de 9

Parte 8 de 11

Parte 9 de 11

Parte 10 de 11

Parte 11 de 11

2 comentários »

  1. […] CHAIMITE, O FILME, 1953 […]

    Gostar

    Pingback por Chaimite « omantodorei — 12/02/2012 @ 9:13 pm

  2. Snr.António Botelho de Melo! Muito boa noite. Gostei bastante da sua maneira de redigir assim como da descrição que faz de algumas passagem do filme Chaimite.e congratulo-me com o lançamento do Livro sobre esse Grande militar que foi Caldas Xavier.Assim que tiver oportunidade adquirilo-ei.Como Natural de Moçambique (nascido na Ilha de mesmo nome) desde muito cedo me interessei pelo esforço Português para defender o Ultramar da cobiça estrangeira.A inglaterra queria a soberania inglesa em áfrica liderada pelos interesses económicos Britânicos e Ingleses encarnado por Gungunhana e pela revolta vátua.Era a implantação do imperialismo inglês que pretendia revoltar o povo Moçambicano contra Portugal para sujeitar o seu domínio. Todo este desenrolar de acontecimentos faz com que Portugal se visse forçado a impor pelas armas a sua soberania nas Provincias Ultramarinas,afim de travarem os rebeldes que incitados por agentes estrangeiros se revoltavam constantemente pondo em perigo a soberania Portuguesa naquelas regiões.Surgem assim Mouzinho de Albuquerque,Caldas Xavier ,António Enes,Paiva Couceiro, Ayres de Ornelas,Freire de Andrade, que ao lado de nomes de herois antigos a quem os séculos emprestaram a sua auréloa de lenda e mistério podem sem desdouro figurar o desses valentes militares. Feitos como Cooela,Manjacaze,Magul e Marraquene aonde Mouzinho prendeu Gungunhana em 1897.
    Com a prisão de Gungunhana o povo saudava Mouzinho que nele viu a “desforra”ao Ultimatum Inglês. Reproduzo aqui uma frase do rei D.João V …Portugal! não depende de outros. (Quão enganado estava D.João V ).

    Manuel Lemos Ex-Combatente e veterano nas duas frentes da Guerra do Ultramar em Moçambique 1964/1966

    Gostar

    Comentar por Manuel Lemos — 04/05/2014 @ 9:28 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.