THE DELAGOA BAY REVIEW

14/05/2012

GRAÇA GONÇALVES PEREIRA, A CÔNSUL-GERAL PORTUGUESA EM MAPUTO

Filed under: Graça Gonçalves Pereira em 2012, Malangatana — ABM @ 9:40 am

Graça com Malangatana. Foto rapinada do sítio da Academia do Bacalhau, descolorizada e recolorizada.

Após aproximadamente quatro anos no cargo de Cônsul-Geral portuguesa e Maputo, o desempenho de Graça Gonçalves Pereira continua a suscitar respeito e admiração, ao ponto de alguém ter tido a simpática ideia de criar uma petição online pedindo que ela permaneça mais algum tempo em Maputo.

Que, claro, já assinei (sou o nº38 lá na lista dos cerca de 60 que a esta hora já assinaram).

Já por mais que uma vez referi as qualidades desta senhora, especialmente se se contrastar o seu desempenho e especialmente a sua presença, na sociedade moçambicana (e no caso especial dos portugueses que vivem e trabalham em Maputo e arredores) com a tépida, ineficaz, arrogante e essencialmente invisível presença de quase todos os seus antecessores, embaixadores incluídos.

Já o referi antes: esta senhora já devia ser embaixadora há muito tempo. Basta olhar para o seu CV e o trabalho feito. Mas há muito tempo que me convenci que o ministério português dos Negócios Estrangeiros não é um ministério. É um mistério, no todo e nas partes. A definição de mérito ali não vem de fora, vem de dentro, das suas incestuosas células político-familiares. Neste caso é quase hilariante.

O CV de Graça Gonçalves Pereira. Ela nasceu em 10 de Maio de 1952.

Que mais não seja, fica esta nota, e a petição que refiro acima (que peço a quem estiver dentro do assunto assine) a assinalar o seu trabalho e presença desde Setembro de 2008.

É muito raro aparecer alguém cujo trabalho e personalidade impressionem. E, claramente, quem está em Maputo não quer, com a sua eventual saída, passar novamente de cavalo para burro.

O que, conhecendo a casa, será quase uma inevitabilidade. Mas, de certa forma, ainda bem. A qualidade, ou a sua falta, afere-se mais facilmente quando comparando o que se faz com padrões elevados.

4 comentários »

  1. Tambem ja assinei

    Comentar por Victor Manuel Quaresma — 14/05/2012 @ 1:07 pm

    • Obrigado e um abraço Victor. É um bom investimento em bom serviço público. ABM

      Comentar por ABM — 14/05/2012 @ 1:09 pm

  2. Foi-me dada a honra de ter trabalhado e de tanto ter aprendido e apreendido, a nível pessoal e profissional com essa grande senhora, e ilustre diplomata que sempre mostrou o seu brilho profissional, fazendo roer de inveja os que nesta vida ´nada conseguem realizar. Obrigada Sra. Dra. Graça G.Pereira. Um sempre bem haja da Maria Isabel Brito – (regressada da Embaixada de Portugal em Moscovo).

    Comentar por maria isabel campana de macedo e brito — 16/07/2012 @ 4:04 pm

  3. […] 14  ABRIL (Domingo) 18:30 – TRAVESSIAS II –  Pancho Guedes (Sessões sobre autores que atravessaram a história e marcam a cultura de Moçambique) Exibição do filme “À Procura de Pancho”, de Christopher Bisset Apresentação de Graça Gonçalves Pereira […]

    Pingback por Moçambique em Abril » programação de 9 a 14 de Abril | Centro InterculturaCidade — 09/04/2013 @ 8:27 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: