THE DELAGOA BAY REVIEW

15/08/2012

SÓ SE VIVE UMA VEZ

Filed under: Frank Sinatra, Sinatra em Moçambique — ABM @ 9:48 pm

A Voz.

Do meu ponto de vista, este foi o mais memorável concerto de Sinatra. Foi no Madison Square Garden em Nova Iorque, na noite de domingo, dia 13 de Outubro de 1974. Dois meses antes, nos EUA, Richard Nixon demitiu-se de presidente dos EUA em desgraça, na sequência do escândalo de Watergate. Um mês antes, os mandantes do golpe de estado militar em Portugal entregaram o governo do então Estado de Moçambique, onde eu nascera e vivia em infantil e iludida felicidade, aos comissários da Frelimo, depois de um acordo assinado num país ao Norte e que foi celebrado em Lourenço Marques de forma digamos que politicamente menos correcta. E uma semana e um dia depois deste concerto em Nova Iorque, uma qualquer altercação entre militares na baixa de Lourenço Marques descambou em mais um incidente grave, acelerando o êxodo maciço dos brancos de Moçambique, de súbito tornados personnas non gratas. Na Ásia, os norte-americanos perdiam o pulso ao Vietname do Sul, que deixariam precisamente no dia 25 de Abril de 1975, o mesmo dia em que, já eu em Coimbra a estudar num liceu e a nadar, os portugueses elegiam uma Assembleia Constituinte, desferindo a primeira machadada no plano comunista de simplesmente tomar o poder. Ainda assim tentaram. Até ao fim do outono de 1975, o país estaria a ferro e fogo, a seguir viria a República Socialista, uma palhaçada medíocre, tépida e demagoga que só entraria em falência técnica em meados de 2010 com José Sócrates. Ao lado do Vietname, no Laos, ainda em 75, um obscuro general comunista, Pol Pot, iniciou um dos grandes e mais insanes massacres do Comunismo no Século XX, que em dois anos chegou a um total estimado de dois milhões de pessoas deliberadamente mortas.

Estes foram tempos não menos memoráveis para um jovem com 14 anos de idade, o sétimo de oito filhos dum casal açoriano com um marcado sentido de aventura “imperial”, que despertava cedo para o mundo e para os verdadeiros desafios da vida.

Mas Frank Sinatra, que aprendi a gostar de ouvir com o meu pai no seu modesto gira-discos em Lourenço Marques, é Sinatra. Inconfundível, inimitável, genial, o seu repertório o luxo de uma geração. Em 1975, em Coimbra, com 15 anos de idade, matei-me em poupanças e nem sei bem como, comprei um disco da Voz, que ouvi vezes sem conta e com o qual de olhos fechados celebrava a vida e o futuro enquanto tudo se parecia estar literalmente a desmoronar em meu redor. Não desisti. Nada disso. Ainda o tenho. O disco de Sinatra resume o concerto que, graças a um simpático senhor no Youtube, se pode ver e ouvir em baixo.

E cujo hino, My Way, dedico, um tanto parola mas genuína e sentidamente a algumas pessoas:

Ao Manuel Petrakakis, que partilha o meu apreço sinatriano e me fazia o favor de o tocar quando eu ia para a Costa do Sol comer os camarões no restaurante dele nas noites quentes da agora Maputo.

Ao grande Kok Nam, um grande homem que fazia grande fotografia, relação do meu pai que também foi minha, que esta semana foi cedo demais e cuja vida pretendo celebrar mais uma vez.

Ao Luis Nhachote, que mantém acesa a chama do grande jornalismo em Moçambique quando parece que há gente que se prostitui por duas moedas.

Ao meu pai Melo, que me ensinou uns truques para encarar a vida.

Ao meu irmão Chico.

8 comentários »

  1. Obrigada ABM por este post.
    Por também ser uma fan, incondicionavel do grande Sinatra, e por adorar o MY WAY.
    Por ter vindo pela mão do meu, querido, Pai, também, que também viveu ao MY WAY….
    Por todos que vivem e têm a coragem de fazê-lo ao MY WAY.
    Ao teu Pai que há-de ser um grande Senhor, vê-se por alguns truques que te deixou.
    E au teu Irmão Chico…….for His Way….

    Gostar

    Comentar por Irene Grilo — 16/08/2012 @ 6:51 am

  2. Obrigado Tomané. Adorei e vou publicar no meu mural mencionando o teu nome e blog naturalmente
    Abraço
    Rui de Campos

    Gostar

    Comentar por Rui de Campos — 16/08/2012 @ 2:23 pm

  3. Obrigado Tomané. Aprendi a gostar do Frank Sinatra numa época de hippies e underground. Ouvia O SInatra em tua casa quando o teu pai tocava o vinil. ;My Way é de facto um hino. Do melhor para quem realmente aprecia música.
    É bom saber que tens sempre o teu pai (e mãe) contigo e de teres mencionado o Chico.. Um abraço.

    Gostar

    Comentar por Jorge Ribeiro — 16/08/2012 @ 7:47 pm

    • Foi a primeira vez que vi o seu blog e fiquei extasiado pela qualidade da escrita e das imagens,assim como a narração dos acontecimentos.Sou um grande admirador de Sinatra tendo-o visto mais que uma vez na grande maçã,sendo um dos meus destinos preferidos por ter familia lá. Pode encontrar no Youtube muitas mais canções de Frank. Tendo tido a minha querida irmã em Moçambique, ainda mais me interesei, mesmo tendo estado perto de dois anos nos Camarões,onde todos os três meses vinha a casa!!Não estou em Portugal depsde que saí da tropa em 1964!!Tendo vagueado pela Europa incluindo a Alemanha, vim parar à América do Norte onde nasceu o meu filho, o que pôs fim à minha vadiagem!! Mais uma vez parabéns pelo excelente blog. PS desculpe a qualidade da minha ortografia.

      Gostar

      Comentar por M.Martins — 18/08/2012 @ 10:11 pm

      • Sr Martins, grato pelo certamente desmerecido elogio mas satisfeito fico por se sentir em casa neste meu modesto meio de comunicar consigo e descobrir a proximidade das nossas experiências e gostos. É nestes momentos que me sinto menos só e mais humano. Um abraço a si e família e continuemos a nossa jornada! ABM

        Gostar

        Comentar por ABM — 19/08/2012 @ 11:38 am

  4. 🙂

    Gostar

    Comentar por MF — 22/08/2012 @ 9:45 pm

  5. Alguém se lembra do “My Way” ser a música principal de um filme sul-africano…”The Winners”?

    Gostar

    Comentar por Alexandre Viegas — 26/08/2012 @ 8:01 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.