THE DELAGOA BAY REVIEW

06/12/2013

HOMENAGEANDO NELSON MANDELA

Filed under: A morte de Nelson Mandela — ABM @ 3:06 am

Assinalando a passagem do Sr. Nelson Mandela pelas nossas vidas, o seu alto exemplo e a alguma inspiração que nos trouxe.

Nelson Mandela faleceu na África do Sul ontem à noite, dia 5 de Dezembro de 2013.

Nelson Mandela faleceu na África do Sul ontem à noite, dia 5 de Dezembro de 2013. Na imagem, o Presidente Mandela entrega o troféu do Campeonato Mundial de Rugby ao capitão da equipa sul-africana, François Pienaar, após a sua vitória na final contra a Nova Zelândia, no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo, no dia 24 de Junho de 1995. Esta foi, talvez, a cena mais paradigmática do titânico e por vezes aparentemente insuperável esforço pessoal de Mandela de fazar emendas com os Boers, cuja resistência, enquanto grupo, a um regime democrático (ou seja, de maioria negra) na África do Sul só rivalizou com a sua resistência ao domínio colonial britânico durante o Século XIX. O tempo dirá se o seu esforço, e a sua mensagem sobre a necessidade de reconciliação e de convivência entre todos os sul-africanos, perdurará.

3 comentários »

  1. O mundo ficou, ontem á noite, mais pobre. RiP.

    Comentar por José Viegas — 06/12/2013 @ 7:12 am

  2. Quem viveu em Africa e nomeadamente em Moçambique sabe o milagre que Nelson Mandela operou durante e especialmente no fim do apartheid, conseguiu evitar o que teria sido um verdadeiro banho de sangue e um periodo que poderia ter sido muito negro na História da Africa do Sul. E digo milagre, porque Madiba foi um Santo, um Anjo que passou na Terra. Como disse Obama: He went Home!

    Comentar por Rita Cotta Mesquita Pereira Cabral — 06/12/2013 @ 11:58 am

  3. Incrível mas verdade!

    Nelson Mandela, no que diz respeito á côr da pele de cada Sul Africano, era cego. Ele criou uma a “nação arco-íris”, baseada na reconciliação e em direitos iguais, lutou contra a dominação branca e negra, recusou o caminho dos seus vizinhos a norte. Teve a coragem de seguir as suas convicções, inspirou e deu esperança a pretos e brancos, ganhou o respeito de ambos.
    Ao lado de Martin Luther King e Mahatma Gandhi, ele é um dos maiores do sec.XX. África perde a sua maior figura de todos os tempos.

    Embora insignificante no contexto, quem é de Moçambique ou do Zimbabwe tem o direito de deplorar que em vez de uma “nação arco-íris” nos tenha calhado um « ANIMAL FARM »

    Em homenagem a Mandela, aqui vai a musica de Johnny Clegg (conhecido como o white Zulo) & Savuka.

    jorge (jo-Anchieta)

    Comentar por jorge — 06/12/2013 @ 2:06 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: