THE DELAGOA BAY REVIEW

06/02/2011

A TAP E O PRIMEIRO VOO ENTRE LISBOA E LOURENÇO MARQUES, 1946

Segundo o blogue Restos de Colecção de que se reproduz, com vénia ao Sr. J. Leite.

A este trajecto se chamou, com alguma pompa, “Linha Aérea Imperial”.

Foto do Dakota DC-4 CS-TDF da TAP, comandado pelo Comandante Manuel Maria Rocha e co-piloto Roger d'Avelar, na sua partida de Lisboa a 24 de Março de 1946 pelas 14 horas. O trajecto definido foi : Lisboa-Casablanca-Bolama-Lagos-Liberville-Luanda-Lusaka-Lourenço Marques. A bordo seguiram , além de outros, um telegrafista, mecânico de bordo, o navegador e o meteorologista. Após 11.405 Kms e 45 horas e 20 minutos de vôo com 6 escalas, chegou ao aeroporto de Mavalane em Lourenço Marques no dia 1 de Abril de 1946, pelas 13 horas e 50 minutos. Ou seja, uma semana.

o avião utilzado em 1960 pela TAP nos voos de longo curso, o Locheed L-1049G Super Constellation.

Os Boeing 707 da TAP asseguraram as ligações entre Lisboa e Moçambique nos anos 60 e 70 (foto Airliners Net). Aqui o Boeing com a matrícula CS-TDB, chamado "Lourenço Marques".

Segundo a Airliner's Net, o Boeing 707 "Lourenço Marques" foi retirado para o Museu Aéreo de Sintra. Aqui a parte da frente, já restaurada.

7 comentários »

  1. Deve haver um engano nas datas. O meu Pai inaugurou o 1º voo da TAP para LM, era ainda solteiro, e todos nós nascemos em Moçambique. Ora o meu irmão mais velho tem hoje 73 anos, portanto não pode ter sido em 46.
    Lembro-me do meu pai contar que demoraram uma semana a chegar. A 1ª escala foi em Ceuta, senão me engano e depois pararam em N capelinhas.
    Passados mtos anos, o meu Pai recebeu qq coisa da TAP alusiva ao evento e para comemorar!
    Pena eu não ter recortes de nada!

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    Comentar por Neza — 07/02/2011 @ 8:39 am

    • Olá Neza, A informação acompanhou a fotografia. Fica aqui a dúvida para se fechar o assunto espero que um dia destes.

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      Comentar por ABM — 10/02/2011 @ 11:35 pm

  2. penso poder dar uma ajuda.
    o livro “Histórias com Asas – Memórias dos Pilotos da TAP dos tempos do Hélice”, editado pela Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (1992), a pgs. 99 inicia o capítulo intitulado “A Linha Aérea Imperial” – e que segue até à 226.
    mas o que interessa vem logo no início, referindo o ano de 1946 como o da primeira ligação aérea feita pela TAP entre Lisboa e Lourenço Marques. refere explícitamente “(…) a criação ulterior do serviço estatal ‘Transportes Aéreos Portugueses’ (14/03/1945), integrado no SAC, teve por objectivo prioritário o lançamento das ligações com Angola e Moçambique”
    Menciona ainda: “Ter-se-ía pretendido utilizar quadrimotores DC-4 naquelas linhas (…) Só que, nem em Luanda nem em Lourenço Marques, existiam pistas apropriadas para esses aviões. A solução foi meter o Dakota (…)Estudou-se e lançou-se o plano da rota. Eram 12 os pontos de escala necessários, para galgar os 12280 Km, dadas as limitações de raio de acção do avião. (…) ia ser a linha mais longa efectuada em Dakota em todo o mundo.”
    Mais à frente refere: “A rota inicialmente utilizada esa a seguinte: Lisboa/Casablanca/Villa Cisneros/Bathurst/Robertsfield/Accra/Libreville/Luanda/Léopoldville/Luluabourg/Elisabethville/Salisbury/Lourenço Marques”. Junta mapas, um ofício dum departamento estatal qualquer (assinada do Humberto Delgado como seu Director), datado de 2712/1946 e dando conhecimento da inauguração solene, a 31 desse mês, da dita Linha Aérea Imperial, que partiria nsse mesmo dia, um Projecto de Horário para vigorar de 1-1-1947 a 31-2-1947, e outro com cara de definitivo – já com o monograma da TAP, alusivo a “LINHA DE ÁFRICA (IMPERIAL) – Horário de Verão – Serviço Quinzenal – válido desde 1-4-947 a 30-9-947”
    Finalmente: “A viagem tinha uma duração de 7 dias, incluindo 36 horas de descanso em Luanda. O regresso era idêntico, depois de dois dias de repouso em Lourenço Marques. (…) No período do Verão de 1947 fez-se escala em Freetown em vez de Robertsfield. Bathrurst foi substituída por Dakar em 1949, e mais tarde (1950) passámos a escalar regularmente S.Tomé, abandonando Libreville. Gando 8Las Palmas e Agadir, foram também escalas temporárias de pois de 1952. Esporadicamente, fizeram-se escalas técnicas em Abidjan, Takoradi, Lagos, Port-Harcourt, Pointe Noire.”
    E, “A ‘Linha Aérea Imperial’ com Dakota, subsistiu até Abril de 1954, quando este avião cedeu lugar ao Skymaster, sendo a rota substancialmente alterada, passando a atravessar o Saará, e encurtando o tempo de Lisboa a Luanda para cerca de 19 horas de voo (22 totais).”

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    Comentar por cg — 18/02/2011 @ 3:09 pm

  3. …1946, em preciosismo: se cumpriu o horário, partiu da Portela às 14:00 horas do dia 31 de Dezembro….

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    Comentar por cg — 18/02/2011 @ 3:11 pm

  4. mais info – muito mais! – no poderoso arquivo que é o “Voando em Moçambique” (aqui em versão Facebook, mas há blogue):

    http://www.facebook.com/home.php#!/photo.php?fbid=10150137467625132&set=a.296342570131.193382.287941360131&comments

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    Comentar por cg — 20/02/2011 @ 2:30 pm

  5. viva portugal viva lourenco marques nos portugaises temos q ter amor e orgulho na nossa patria no grande imperio que fizemos ao longo dos séculos viva portugal filipe borges

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    Comentar por filipe borges — 04/09/2015 @ 1:22 pm

  6. meu avo morou em lorenco marques cerca de 30 anos minha avo e mae vizitavam no regularmente pois não se davam com o clima . meu pai lancou vários produtos farmacêuticos em lorenco marques com o britacil serena e outros e sempre que la ia vinha fascinado .fui muitas vezes esperado a portela ele vinha no saudoso boing 707 da tap levava 14 horas entre lm e lis.
    nao somos defencores do fascismo mas somos muito orgulhosos do nosso passado e de seremos portugueses. iniciamos o mercado das especiarias entre índia e europa. fomos uma das nações europeias mais ricas e poderosas. fomos mais corajosos em ir de caravela a índia do que os americanos a lua . não sou fascista mas digo viva portugal – filipe borges

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    Comentar por filipe borges — 24/12/2015 @ 10:16 am


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